Site icon Seu Dinheiro

União aprovada: Cade libera aumento da fatia da Cosan (CSAN3) dentro da Vale (VALE3) para 6,5%

gas-industria-cosan

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) permitiu que a Cosan (CSAN3) seja um acionista relevante dentro da Vale (VALE3). Conforme publicação do Diário Oficial da União (DOU) e dentro do que era esperado pelo mercado, a holding poderá aumentar sua fatia para até 6,5% na mineradora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, ela é dona de 4,9% da Vale, em uma operação complexa que mistura aquisição de papéis VALE3 no mercado à vista e estrutura de derivativos.

No futuro, caso tudo saia conforme o previsto, a participação da Cosan na mineradora pode chegar a 6,5% em até cinco anos — mas isso ainda dependia da aprovação do Cade.

Com isso, a Cosan se junta aos principais acionistas da mineradora: Previ (8,61% do capital), Capital World Investor (6,69%), BlackRock (6,33%) e Mitsui (5,99%).

Vale lembrar que a Mitsui é sócia da Compass, que pertence ao Grupo Cosan. Juntas, elas formaram a Commit, uma holding com participação em distribuidoras de gás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para algumas pessoas do mercado, a Cosan pode se aproveitar dessa proximidade com um outro acionista da Vale para tentar imprimir seu estilo de gestão com maior força.

Para entender o negócio entre Vale (VALE3) e Cosan (CSAN3)

A transação foi dividida da seguinte maneira: num primeiro momento, a Cosan (CSAN3) comprou 1,5% das ações da Vale (VALE3). Além disso, realizou um empréstimo para adquirir outros 3,4% diretamente via um instrumento de compra e venda conhecido como "collar" — pares de opção de compra e venda de ativos.

Por fim, realizou uma operação via derivativos para eventualmente garantir mais 1,6% das ações da mineradora por uma conversão, que poderão ter direito a voto no futuro — essa última parte estava pendente de aprovação.

Exit mobile version