Site icon Seu Dinheiro

Banco Pan (BPAN4) vai recomprar até 40 milhões de ações. A operação é vantajosa para os acionistas?

Banco Pan (BPAN4) | recompra de ações

Banco Pan (BPAN4)

As ações do Banco Pan (BPAN4) acumulam queda de quase 20% em 2022. A notícia é negativa para quem tem os papéis na carteira, mas, por outro lado, abre uma oportunidade de compra. E quem resolveu aproveitar o "desconto" foi a própria companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conselho de administração da instituição financeira aprovrou nesta segunda-feira (9) a abertura de um novo programa de recompra de ações.

A operação terá duração de até 18 meses e, segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), poderá englobar até 40 milhões de papéis, o que equivale a 3,06% do capital social.

Por que recomprar ações?

Além do "desconto", existem diversos motivos que podem levar uma empresa como o Banco Pan (BPAN4) a aprovar um programa de recompra. Entre eles, estão:

O que muda para os acionistas do Banco Pan (BPAN4)?

Até que o Banco Pan decida qual será o destino das ações recompradas, os efeitos para os acionistas ainda são incertos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas há dois cenários mais prováveis. O primeiro prevê que, se os papéis forem novamente cancelados, o acionista termina, proporcionalmente, com uma fatia maior da empresa, o que pode engordar sua contas de dividendos.

Já se os ativos permanecerem guardados na tesouraria para uma oferta no futuro, o acionista ganhará apenas após sua venda. Nesse caso, o ganho de capital fará parte do lucro da empresa, o que também influencia na distribuição de proventos.

Exit mobile version