Site icon Seu Dinheiro

Ambipar (AMBP3) vai recomprar até 2 milhões de ações; saiba o que isso significa para quem tem ações da empresa

Caminhões verde-limão da Ambipar

Grupo Ambipar

Um dos maiores conselhos hoje em dia, especialmente em relacionamentos, é se dar o devido valor. Mas isso não se aplica somente nas relações pessoais, como também no mercado financeiro. A Ambipar (AMBP3) acredita que suas ações estão baratas e quer mudar isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, a companhia de gestão ambiental anunciou a aprovação de um novo programa de recompra de papéis no mercado.

O programa consiste na aquisição de até 2,02 milhões de ações ordinárias, que corresponde a cerca de 4,59% do total de papéis da companhia atualmente em circulação, de 43.853.759 ativos.

O programa teve início na terça-feira (15) e poderá ser estendido por 18 meses, até 15 de setembro de 2023. 

Para que serve a recompra de ações?

Não existe só um motivo, como vários, que levam uma empresa como a Ambipar a anunciar um programa de recompras como esse. Entre eles, estão:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que acontece quando a empresa recompra ações?

Quando uma empresa decide adquirir as ações em uma recompra, elas deixam de circular na bolsa de valores e passam a ser mantidas em Tesouraria. 

No caso da Ambipar, ela ainda não possui papéis em tesouraria, o que deve mudar com essa nova aprovação de recompra.

A companhia anunciou que o objetivo do novo programa será a permanência em tesouraria, cancelamento ou eventual alienação das ações no mercado.

O que isso significa para o acionista?

Se a empresa optar por cancelar os papéis, o acionista termina, proporcionalmente, com uma fatia maior da empresa, o que pode engordar suas contas de dividendos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já no caso da tesouraria, os ativos permanecem guardados para uma oferta no futuro. Isso significa que o acionista ganharia dinheiro somente depois da venda dos papéis. 

Vale lembrar que, nesse caso, o ganho de capital fará parte do lucro da empresa, o que também vai influenciar na distribuição de proventos.

Dividendos ou recompra da Ambipar

A Ambipar acredita que o valor atual das suas ações no mercado não reflete o preço real dos seus ativos, nem mesmo a perspectiva de rentabilidade e geração de resultados.

Por isso, a companhia está em busca de maximizar a geração de valor para os seus acionistas, e a recompra é uma maneira para a empresa conseguir dar esse retorno para o seu investidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A distribuição de proventos, por exemplo, é outra forma de dar retorno ao acionista de uma companhia. A diferença entre as duas é que o método da recompra utiliza a valorização das ações, em vez da distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio. 

Também é importante lembrar que uma moeda sempre possui dois lados. Assim, o ponto negativo da recompra é que os papéis perdem liquidez na bolsa, uma vez que menos ações são negociadas.

Ambipar na B3

Na quarta-feira (14), após o fechamento, a Ambipar divulgou seu resultado trimestral. Nos últimos três meses de 2021, o lucro líquido da empresa saltou 98,8% no comparativo anual, para R$ 52,3 milhões.

As ações reagiram bem ao balanço e fecharam o pregão de ontem em forte alta de mais de 8%, cotada a R$ 33,99.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar do desempenho positivo, AMBP3 ainda acumula quedas da ordem de 19% em 2022.

Exit mobile version