Site icon Seu Dinheiro

Putin liberou e Ucrânia vai voltar a exportar grãos — entenda o que esse primeiro grande acordo significa para o mundo

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, sorrindo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O mundo já pode respirar aliviado. O presidente russo, Vladimir Putin, finalmente se entendeu com os ucranianos e vai permitir a exportação de grãos — afastando o temor de falta de alimentos no mundo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso será possível graças a um acordo assinado nesta sexta-feira (22) entre Moscou e Kiev, apoiado pelas Nações Unidas (ONU) e intermediação da Turquia. O pacto deve ser implementado nas próximas semanas. 

A Ucrânia é um dos maiores exportadores de trigo do mundo, e as forças russas estavam bloqueando o Mar Negro, onde estão localizados os silos de grãos nos principais portos ucranianos.

Milhões de toneladas de trigo ficaram represadas. Exportadores de grãos em cidades portuárias ucranianas como Odesa não conseguiram embarcar seus produtos devido à guerra, alimentando uma escassez global da commodity e elevando os preços dos alimentos.

O que o acordo com Putin significa pro mundo

A liberação de Putin é significativa para o abastecimento global de alimentos, mas também porque é o primeiro grande acordo entre os dois lados desde que os russos invadiram a Ucrânia, em 24 de fevereiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A guerra elevou os preços dos alimentos, então o acordo para desbloquear os portos da Ucrânia é crucial. Cerca de 20 milhões de toneladas de grãos estão presos no país.

Fonte: Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentos
*Dados de 2020

Moscou nega o bloqueio dos portos da Ucrânia — culpa Kiev por colocar minas no mar e sanções ocidentais por desacelerar as exportações da própria Rússia.

A Ucrânia, no entanto, diz que a marinha russa a impede de enviar grãos e outras exportações e acusa as forças de ocupação russas de roubar grãos de fazendas ucranianas.

Com o acordo, Moscou também deve reiniciar os próprios embarques de grãos no Mar Negro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como a retomada vai funcionar

Embora os detalhes do acordo sejam atualmente desconhecidos, espera-se que os navios ucranianos guiem outras embarcações pelas águas bloqueadas por Putin.

Além disso, autoridades turcas devem inspecionar os carregamentos para descartar qualquer contrabando de armas.

Diplomatas dizem que o plano inclui:

Autoridades internacionais, no entanto, estão cautelosas. Por isso, as manobras de Putin devem ser observadas de perto para garantir o cumprimento do acordo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se a assinatura ocorrer como planejado, será o primeiro acerto significativo entre a Rússia e a Ucrânia desde o início da guerra. Houve algumas trocas de prisioneiros, mas um cessar-fogo ainda parece muito distante.

Veja também: Independente da situação, tenha dólar!

*Com informações da CNBC e da BBC

Exit mobile version