🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Carolina Gama
Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.
SÓ NO SAPATINHO

Putin dá olé nos EUA, negocia com a China e vende petróleo pela porta dos fundos para a Europa; entenda a manobra

Ao que tudo indica, as sanções do Ocidente fizeram efeito, mas não conseguiram frear a Rússia, que conseguiu aumentar a produção de petróleo de 200 mil a 300 mil barris por dia em maio, depois de cair 1 milhão de barris por dia em abril

Carolina Gama
19 de maio de 2022
16:36 - atualizado às 20:37
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, sorrindo
O presidente da Rússia, Vladimir Putin - Imagem: Shutterstock

Se fosse uma partida de futebol, Vladimir Putin certamente seria aquele jogador difícil de marcar. O presidente da Rússia vem driblando as sanções do Ocidente — que entraram de sola na economia russa e deixaram suas marcas. 

Assim como dentro das quatro linhas uma boa jogada não é feita sozinha, no campo econômico Putin tem contado com a força da China para dar olés nos EUA e aliados. 

A bola da vez é uma negociação sigilosa na qual Pequim quer comprar mais petróleo de Moscou para abastecer reservas estratégicas.

Segundo fontes ouvidas pela Bloomberg, as conversas estão sendo conduzidas em nível governamental com pouco envolvimento direto das empresas petrolíferas. Detalhes sobre volumes e valores ainda não foram revelados. 

Só no sapatinho

As refinarias chinesas estão comprando silenciosamente petróleo russo desde a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro — ainda que o ressurgimento de casos de covid-19 na China esteja afetando o consumo no maior importador de petróleo do mundo. 

A demanda aparente de petróleo no mês passado caiu 6,7% em relação ao ano anterior, com bloqueios rigorosos confinando milhões de chineses em suas casas. O surto limitou novos ganhos nos preços do petróleo, embora o Brent — usado como referência para a política de preços da Petrobras — ainda acumule alta de mais de 40% este ano.

A China não divulga publicamente o tamanho de seus estoques de petróleo, mas várias empresas usam ferramentas como satélites para estimar os suprimentos. 

Alguns preveem que o país tem capacidade para armazenar mais de 1 bilhão de barris de estoques comerciais e estratégicos combinados. Outras estimativas indicam que os suprimentos aumentaram recentemente devido ao surto de covid-19.

A empresa de análises Kpler estima que os estoques gerais da China estejam em 926,1 milhões de barris, acima dos 869 milhões de barris em meados de março — mas ainda 6% abaixo do recorde de setembro de 2020. 

Em termos de comparação, a Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA tem capacidade de 714 milhões de barris. Atualmente detém cerca de 538 milhões de barris.

Pode vir quente, que Putin está fervendo

Seja qual for o apetite chinês por petróleo nesse momento, a Rússia se mostra preparada para atender à demanda. 

A produção de petróleo russa está mostrando sinais de recuperação, apesar da rejeição quase generalizada depois que Putin ordenou a invasão da Ucrânia.

Alexander Novak, principal autoridade de energia da Rússia e vice-primeiro-ministro, disse que a produção aumentou de 200 mil a 300 mil barris por dia em maio, depois de cair 1 milhão de barris por dia em abril.

Segundo Novak, a expectativa é de que a oferta russa cresça ainda mais no mês de junho. 

Enquanto isso, na porta dos fundos…

Enquanto negocia com a China pela porta da frente, pela porta dos fundos a Europa ainda segue comprando petróleo da Rússia. 

A União Europeia (UE) não conseguiu chegar a um acordo sobre um embargo de petróleo a Moscou — ainda que os principais clientes europeus tenham parado de comprar da Rússia por conta própria. 

Segundo Novak, o que se vê agora é a Rússia usando a porta dos fundos para chegar aos mercados europeus. 

O ministro russo afirmou nesta quinta-feira (19) que os produtores de petróleo russos enviaram exportações para outros mercados, de onde são redirecionadas para a Europa.

Além dos ganhos recentes no petróleo, a Rússia continua a vender gás natural para a Europa, mesmo esta buscando alternativas de abastecimento.

Novak também disse que cerca de metade dos clientes estrangeiros da Gazprom, controlada pelo Estado, abriram contas para atender à exigência do país de pagar em rublos.

*Com informações da Bloomberg e do Markets Insider

Compartilhe

MAKE IT RAIN

Xi Jinping preocupado? China inicia novas medidas para tentar salvar a economia e a colheita; entenda

22 de agosto de 2022 - 9:10

O país asiático não só tenta apagar as chamas do dragão da desaceleração econômica, como também salvar a colheita do verão mais quente e seco de Pequim em 61 anos

EM FORTE QUEDA

China derruba preços do petróleo internacional e pode ajudar na redução da gasolina no Brasil; entenda

15 de agosto de 2022 - 11:06

Desde as máximas em março deste ano, o barril de petróleo Brent já recuou cerca de 26% com a perspectiva de desaceleração — e, possivelmente, recessão — global

COM PASSAGENS DE SAÍDA

Cinco empresas chinesas vão retirar seus ADRs da Bolsa de Nova York — saiba por quê

12 de agosto de 2022 - 17:02

As estatais anunciaram planos de retirada voluntária de seus ADRs ainda neste mês; a decisão acontece em meio à desacordo entre os órgãos reguladores da China e dos EUA

BOMBOU NAS REDES

A catástrofe na Rússia que Putin não quer que o Ocidente descubra: Estados Unidos e aliados estão causando um verdadeiro estrago na economia do país; veja os maiores impactos

11 de agosto de 2022 - 8:37

Enquanto algumas matérias derrotistas apontam a Rússia ‘à prova’ de sanções, um estudo de Yale afirma que os efeitos são catastróficos; entenda detalhes

ALERTA LARANJA

China contra-ataca: entenda o recado que Xi Jinping mandou ao lançar mísseis que caíram no Japão

4 de agosto de 2022 - 14:29

Governo japonês diz que cinco mísseis balísticos lançados por Pequim durante exercícios militares em torno de Taiwan caíram na zona econômica exclusiva do Japão pela primeira vez

TENSÃO NO AR

Tambores de uma nova guerra? Entenda por que Taiwan coloca China e Estados Unidos em pé de guerra

2 de agosto de 2022 - 14:56

Visita de Nancy Pelosi a Taiwan acirra tensões entre Estados Unidos e China em meio a disputa por hegemonia global

Tensão no ar

Após alertar Pelosi para não visitar Taiwan, China realiza exercícios militares na costa em frente à ilha

30 de julho de 2022 - 12:37

O Ministério da Defesa chinês alertou Washington, na última semana, para não permitir que a presidente da Câmara dos Deputados americana visite Taiwan

QUEDA DE BILHÕES

Como a crise imobiliária na China pulverizou metade da fortuna da mulher mais rica da Ásia

29 de julho de 2022 - 11:35

Yang Huiyan viu sua fortuna de US$ 23,7 bilhões cair pela metade nos últimos 12 meses; a bilionária controla a incorporadora Country Graden

BOM PARA OS DOIS

Enquanto Rússia corta gás para a Europa, gasoduto que leva a commodity à China está perto da conclusão

27 de julho de 2022 - 17:12

O canal de transporte do gás natural está em fase final de construção e interliga a Sibéria a Xangai; a China aumentou o fornecimento da commodity russa em 63,4% no primeiro semestre deste ano

TREASURIES NA BERLINDA

Por que a China e o Japão estão se desfazendo – em grande escala – de títulos do Tesouro do Estados Unidos

20 de julho de 2022 - 14:30

Volume de Treasuries em poder da China e do Japão estão nos níveis mais baixos em anos com alta da inflação e aumento dos juros nos EUA

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar