Os 13 mil funcionários da Porto Seguro (PSSA3) poderão ser sócios da companhia a partir de 2023. A seguradora lançou um programa de remuneração com transferência direta de ações, um adicional à política de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
O programa chamado “Porto em Ação” entra em vigor a partir deste ano, e a primeira apuração para a distribuição das ações ocorrerá em janeiro de 2023. O pagamento está previsto para março, se houver o atingimento de metas da companhia: aumento do número de clientes e crescimento do número de negócios.
Contudo, colaboradores do Uruguai, jovens aprendizes, temporários e estagiários não serão contemplados com o pagamento do programa de ações.
- MUDANÇAS NO IR 2022: baixe o guia gratuito sobre o Imposto de Renda deste ano e evite problemas com a Receita Federal
De funcionário a acionista
Para receber as ações, “será considerado para efeito de atingimento, o cálculo ponderado entre as duas metas [clientes e negócios], com o valor igual ou superior a 70% limitado a 120%”, explica Carolina Zwag, diretora de pessoas e sustentabilidade da companhia.
Durante o período de implementação da nova política de remuneração, a Porto Seguro oferecerá programas de educação financeira para os colaboradores.
“Para receber esse pagamento, por exemplo, é importante o colaborador ter conhecimento sobre ações, mercado de capitais, perfil de investidor, conta de investimento etc.. Todo esse aprendizado será aplicado de maneira muito clara e transparente ao longo do ano, através de programas como o Saúde Integral, que trabalha os pilares de Saúde Física, Emocional e Financeira, e com muitas iniciativas de comunicações internas”, afirma Zwag.
Vale ressaltar que a política de PLR não deixará de existir. O programa de ações é um adicional.
Resultados da Porto Seguro
A Porto Seguro (PSSA3) deve divulgar os resultados do 1T22 na próxima sexta-feira (6), após o fechamento dos mercados.
No fim do mês de março, a Porto Seguro distribuiu um total de R$ 285,4 milhões em dividendos. Além disso, o pagamento integral de R$ 344 milhões em juros sobre capital próprio (JCP) está previsto para o próximo dia 11.