Estávamos no fim de fevereiro de 2020 quando foi confirmado o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. Era a chegada de uma pandemia que já causou 6 milhões de mortes em todo o mundo desde então.
O coronavírus causador da covid-19 havia sido detectado primeiro na China e alcançou a Europa antes de chegar ao país.
Passados dois anos e várias cepas depois, quase 650 mil mortes por covid-19 foram confirmadas no Brasil até o momento.
Números atualizados
De acordo com o mais recente boletim do Ministério da Saúde, divulgado no início da noite de ontem, a pandemia deixou até o momento pelo menos 648.160 mortos entre 28,67 milhões de casos confirmados no país.
"Pelo menos" porque especialistas consideram que o baixo índice de testagem e a subnotificação de casos podem ocultar números ainda maiores.
O fato é que, com menos de 3% da população mundial, o Brasil responde por 10,9% dos óbitos pela doença ocorridos no período.
Como está a vacinação
O desenvolvimento de vacinas contra a doença ajudou a frear a pandemia em alguns momentos, mas o coronavírus continuou avançando ao meio ao surgimento de novas variantes.
De acordo com dados compilados por veículos de imprensa e atualizados até a noite de ontem, 154,7 milhões de brasileiros tomaram as duas doses ou a vacina de dose única até o momento.
O número equivale a 72,01% da população do país.