Site icon Seu Dinheiro

Maioria conservadora do Congresso limitará margem de manobra de eventual governo Lula, diz Verde Asset

Luis Stuhlberger, sócio e gestor da Verde Asset

Luis Stuhlberger, sócio e gestor da Verde Asset

O primeiro turno das eleições 2022 surpreendeu negativamente parte da esquerda ao levar ao Congresso figurinhas carimbadas do bolsonarismo, o que foi, entretanto, considerado uma boa notícia para parte do mercado financeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Verde Asset, de Luis Stuhlberger, a interpretação é de que os senadores e deputados que tomarão posse em janeiro de 2023 devem reduzir a margem de manobra para potenciais contrarreformas num eventual mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Esse fator foi bem recebido pelos mercados, ao mitigar a probabilidade de riscos de cauda, e se refletiu num rally importante no primeiro pregão de outubro”, analisou a Verde na carta mais recente sobre o principal fundo da casa.

No documento, a gestora afirma que o próximo presidente, independente de quem vença no segundo turno, terá de trabalhar com restrições impostas por essa composição do Congresso. A Verde não menciona, porém, quais restrições teria o presidente Jair Bolsonaro (PL), em caso de reeleição.

Verde em setembro

No mês passado, o fundo Verde teve desempenho negativo de 0,46%, puxado pela posição tomada em juros na Europa, pela posição em commodities e em ações estrangeiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na carta, a Verde cita como fator de instabilidade no cenário global o pacote fiscal do governo britânico apresentado no mês passado, que inclui cortes de impostos e novos gastos. 

As benesses provocaram queda da moeda britânica, contaminaram todos os grandes mercados e exigiram ação rápida do banco central do país.

“Acreditamos que o pêndulo dos mercados começa a mostrar exageros, e nos parece claro que o brutal aperto generalizado de juros vai ter impactos importantes sobre o crescimento de todas as economias, especialmente as desenvolvidas”, disse a Verde.

Dessa forma, o fundo zerou as posições tomadas em juro nos EUA e iniciou posições vendidas no euro e na libra esterlina por meio de opções. O Verde também aumentou a posição em inflação implícita no Brasil, manteve em ouro e comprou mais petróleo. As posições em ações no Brasil e no exterior foram mantidas, enquanto a posição em high yield global foi marginalmente aumentada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Verde FIC FIM acumula alta de 11,29% no ano, contra 8,89% do CDI.

Leia mais:

Exit mobile version