Site icon Seu Dinheiro

Isenção de IR sobre pensão alimentícia, fuga do Credit Suisse e os melhores FIIs do mês: veja o que bombou na semana no Seu Dinheiro

Leão enjaulado

O posicionamento da Receita Federal sobre como pedir restituição sobre o imposto de renda pago sobre pensões alimentícias nos últimos cinco anos foi a matéria mais lida do Seu Dinheiro dentre os conteúdos editoriais que foram publicados na última semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) de isentar a pensão alimentícia de IR para quem a recebe é retroativa aos últimos cinco anos, o que possibilita aos contribuintes que recolheram o tributo de 2017 para cá pedir a restituição dos valores pagos.

O Fisco então emitiu um comunicado em seu site com as orientações para solicitar o ressarcimento dos valores. Na reportagem que publicamos, explicamos o passo a passo.

Fuga de recursos do Credit Suisse

A segunda matéria mais lida dentre as publicadas na última semana foi sobre o saque de quase R$ 2 bilhões dos fundos de maior liquidez do Credit Suisse no Brasil apenas na primeira semana de outubro, em meio à grave crise que a instituição atravessa.

As preocupações com o Credit Suisse aumentaram no fim do mês passado, quando o CDS (Credit Default Swap) do banco, que funciona como um seguro contra o risco de calote, atingiu o maior nível desde a crise financeira global. Ou seja, o mercado passou a temer que o banco não tenha condições de honrar com os compromissos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que o investidor de fundos em tese é protegido no caso de uma eventual quebra da instituição gestora ou administradora, já que cada fundo possui um patrimônio separado, inclusive com CNPJ próprio.

Fundo imobiliário do mês

A matéria do FII do mês, com as indicações preferidas de fundos imobiliários para outubro por parte das corretoras, foi a terceira reportagem mais lida dentre as publicadas na última semana.

Mais uma vez o eleito para o mês foi o fundo Bresco Logística (BRCO11), que aluga galpões logísticos para empresas, entre elas Magazine Luiza, Mercado Livre e Americanas. Entenda por que os analistas de FIIs gostam tanto desse fundo e veja quais são os outros queridinhos para o mês.

Exit mobile version