2022-04-08T19:19:50-03:00
Carolina Gama
FAMÍLIA NA MIRA

Europa não perdoa: por que as filhas de Putin viraram alvo das sanções na guerra da Ucrânia

Nesta semana, o governo norte-americano também colocou Maria e Katerina em sua lista de punições, junto com familiares do ministro de Relações Exteriores, Sergei Lavrov

8 de abril de 2022
19:19
Mulher loira, de cabelos presos, segura microfone enquanto fala gesticulando com a outra mão
Maria, uma das filhas do presidente russo, Vladimir Putin - Imagem: Dmitry Feoktistov/TASS

Depois do embargo histórico às importações de carvão, a União Europeia (UE) mirou outras joias da coroa russa: as filhas do presidente Vladimir Putin. Maria e Katerina entraram para a lista de punições do bloco, que tenta a todo custo frear a Rússia na guerra da Ucrânia sem pegar em armas. 

As duas herdeiras de Putin estão em uma lista de 214 pessoas e 18 entidades que foram sancionadas nesta sexta-feira (08) sob o argumento de que beneficiam a Rússia, fornecendo uma fonte de receita substancial ao país. 

A UE alega ainda que os alvos das sanções também fornecem apoio material e financeiro para as ações que prejudicam e ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia. 

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente

Por que as filhas de Putin?

Desde que começaram a impor sanções contra a Rússia, em fevereiro, os Estados Unidos e seus aliados vêm tentando estrangular a economia do país com o intuito de impedir que Putin tenha dinheiro para manter as tropas avançando em solo ucraniano.

Para isso, os países do Ocidente já impuseram proibições ao setor de energia, defesa e bancário, além de restrições de negócios aos oligarcas russos, entre outras medidas. 

Maria, a filha mais velha de Putin, entrou no barco das sanções da UE por estar envolvida no maior projeto de investimento privado da Rússia, no setor de saúde. 

Já Ekaterina lidera a iniciativa de desenvolvimento Innopraktika, financiada por importantes empresas russas cujos diretores são membros do círculo íntimo de magnatas russos próximos a Putin. 

EUA entram na guerra com filhas de Putin 

A última rodada de sanções dos Estados Unidos na guerra na Ucrânia foi anunciada nesta semana e também incluiu Katerina e Maria. As autoridades norte-americanas acreditam que ambas podem estar escondendo a riqueza de Putin.

Na quinta-feira (07), o Kremlin disse estar perplexo com a decisão dos EUA e descreveu a ação relacionada às  filhas do presidente russo como parte de um frenesi ocidental mais amplo contra a Rússia.

As sanções anunciadas na quarta-feira (06) pelos EUA também incluem a filha e a esposa do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

As medidas vieram em resposta ao que o presidente norte-americano, Joe Biden, classificou como atrocidades russas na Ucrânia.

A Rússia nega ter atacado intencionalmente civis e diz que imagens de corpos em Bucha, ao norte de Kiev, foram encenadas para justificar mais sanções contra Moscou.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

FECHAMENTO DO DIA

Temor de recessão segue forte e Ibovespa volta a perder os 100 mil pontos; dólar cai com PEC melhor que o esperado

O Ibovespa chegou a amanhecer no azul, mas os temores que rondam o mercado falaram mais alto

CONTROLE DE DANOS

Pedro Guimarães entrega carta de demissão a Jair Bolsonaro e rebate acusações de assédio; veja quem o sucederá na presidência da Caixa

Guimarães deixa o cargo em meio a uma investigação do Ministério Público Federal por múltiplas denúncias de assédio sexual

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro foi bloqueado? Entenda porque o governo criou perfis temporários nas redes sociais

Mudança passa a valer a partir do próximo dia de 2 julho e deve durar até o final das eleições marcadas para o mês de outubro

CARREIRA C-LEVEL

Desigualdade no mercado: Mulheres ainda são minoria em cargos de alta liderança

Painel do Young Women Summit, organizado pela Fin4She, discute a importância das mulheres em posições de liderança em grandes empresas

SINAL VERDE

Superintendência do Cade aprova venda de ativos da Unidas (LCAM3) para Grupo Brookfield, e fusão com Localiza (RENT3) fica mais próxima

A Brookfield é dona da Ouro Verde; a venda de veículos fazia parte do acordo firmado entre Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3) com o Cade