Se você já estava começando a se desesperar com a proximidade do prazo para a entrega da declaração anual de imposto de renda, eis uma boa notícia.
A Receita Federal estendeu em pouco mais de um mês a data final para a entrega da declaração de renda referente ao exercício de 2021.
Originalmente previsto para terminar em 29 de abril de 2022, o prazo de entrega foi prorrogado para 31 de maio.
- SEU CONTADOR ESTÁ FAZENDO VOCÊ GANHAR DINHEIRO? Com um bom planejamento, você pode conseguir uma restituição gorda no Imposto de Renda 2022. Baixe nosso guia completo aqui.
Mais detalhes sobre os novos prazos do imposto de renda
Sem muitos detalhes, a alteração foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.
Pouco depois, por meio de nota, a Receita Federal informou o motivo para a prorrogação do prazo.
“A prorrogação visa mitigar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19 que possam dificultar o preenchimento e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados”, explica a assessoria de imprensa da Receita Federal.
Ainda de acordo com o órgão, as datas para o pagamento do imposto devido também foram postergadas. “As datas permitidas para o débito automático passam a ser 10 de maio, para a primeira cota, e até 31 de maio para as demais”, acrescenta a nota.
- SEU CONTADOR ESTÁ FAZENDO VOCÊ GANHAR DINHEIRO? Com um bom planejamento, você pode conseguir uma restituição gorda no Imposto de Renda 2022. Baixe nosso guia completo aqui.
A instrução normativa também estende de 29 de abril para 31 de maio os prazos para o recolhimento de créditos tributários e para a Declaração de Saída Definitiva do País.
Já o calendário de restituições seguirá o cronograma estabelecido anteriormente, sem alteração, prossegue a Receita.