Agenda econômica: prepare-se para mais uma super-quarta com decisões de juros do Fed e do Copom
Victor Aguiar
A próxima quarta-feira (21) será uma espécie de 'dia D' para os mercados financeiros globais: nos EUA, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) irá decidir a nova taxa de juros do país; no Brasil, o Copom fará o mesmo em relação à Selic — e, em ambos os casos, há incertezas no radar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E isso porque, ao longo das últimas semanas, cresceu a percepção de que os dois BCs podem assumir uma postura mais rígida que a esperada. Por aqui, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a batalha contra a inflação ainda não foi vencida, deixando a porta aberta para uma alta residual de 0,25 ponto nos juros.
Nos EUA, o comportamento dos preços segue sem dar alívio; como consequência, parte do mercado já vê espaço para um salto de 1 ponto nas taxas — os sinais dados pelo Fed e pelo Copom nos seus comunicados também estarão nos holofotes. Veja abaixo os principais indicadores a serem conhecidos nesta semana; os horários são de Brasília:
OUÇA AGORA: o Podcast Touros e Ursos desta semana fala sobre as expectativas para as decisões de juros no Brasil e nos EUA. É só dar play!