“Peter, com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. A frase eternizada por Ben Parker e que influencia toda a trajetória do Homem-Aranha cabe bem para o metaverso e o mercado de criptomoedas.
O caráter descentralizado desse universo — isto é, sem uma empresa, governo ou mesmo um rosto por trás do projeto — permite uma liberdade com a qual não estamos acostumados. E essa liberdade abre espaço para maus-intencionados também.
Mas para Valter Rebelo, analista de criptomoedas da Empiricus e convidado do episódio de hoje do Papo Cripto, esse tipo de questionamento deve mudar.
O programa de criptomoedas do Seu Dinheiro agora está tanto no YouTube quanto no Spotify, e você pode conferir a entrevista na íntegra aqui:
O efeito Peter Parker nas criptomoedas
“A web 3.0, que se confunde com o metaverso e as criptomoedas, dá poder ao usuário mas ela requer responsabilidade, não tem muito a quem recorrer se der algum problema. É uma coisa que eu gosto de chamar de Efeito Peter Parker”, comenta Rebelo, em referência ao super-herói.
“Em cripto, você está por sua conta e risco. É ruim, mas é uma fase”
- MUDANÇAS NO IR 2022: baixe o guia gratuito sobre o Imposto de Renda deste ano e evite problemas com a Receita Federal; basta clicar aqui
Punição existe em cripto — e pode ser severa
Contudo, a própria rede tem seus métodos de coibir usuários sem responsabilidade. Muitas plataformas adotam o método de staking, em que você precisa de um determinado número de criptomoedas para acessar uma plataforma, como uma rede social.
Nesse contexto, a carteira digital (wallet) daquele usuário, que armazena as criptomoedas, acaba se tornando uma espécie de “identidade” naquela plataforma. Em caso de alguma infração, pode acontecer o slashing e aquele endereço específico perde parte de suas moedas — portanto, dinheiro e poder de participação na comunidade.
Se você ficou na dúvida ou ficou interessado em entender mais sobre esse método, não deixe de conferir o último Papo Cripto, em que Valter Rebelo também comenta suas apostas para esse mercado.
Entenda por que Ethereum (ETH), Immutable X (IMX), Polygon (MATIC) e NFTs são a aposta do analista para os próximos anos: