A atualização mais esperada do ano para o mercado de criptomoedas está cada vez mais próxima. O The Merge (“A Fusão”, em inglês) trará uma série de benefícios para o ethereum (ETH) que fará da moeda um “caso isolado” — se bem sucedido.
Recapitulando: o ethereum é uma rede (blockchain) de layer 1 (“primeira camada”, na tradução, ou L1), que serve de suporte para desenvolver uma série de projetos — NFTs, DeFis, outras criptomoedas e por aí vai.
Com a nova atualização, o ganho de eficiência nas transações do ethereum gera uma redução significativa nas taxas de negociação — as chamadas gas fees — e o deixará praticamente isolado como um dos projetos mais promissores do segmento de L1.
E outras blockchains, como a Cardano (ADA), sexta maior criptomoeda do mundo, têm potencial para vencer o ethereum? Para Valter Rebelo, analista de cripto da Empiricus, a resposta é clara: “não vejo nenhum protocolo que consiga bater de frente com o ethereum”.
Rabelo foi o primeiro convidado da nova temporada do Cryptostorm, o podcast semanal da Empiricus sobre o mercado de criptomoedas.
Com a companhia de Renan Sousa, jornalista especializado em criptomoedas do Seu Dinheiro e Vinícius Bazan, Head de Crypto Research na Empiricus, o debate do primeiro episódio da nova temporada começa a todo vapor com a briga entre Cardano e Ethereum.
Você pode conferir a conversa completa no YouTube ou no Spotify:
Ethereum é a “nova internet”
Mas o que a atualização mais esperada do mercado irá fazer com o ethereum (ETH)? E mais: o que ela fará com o mercado global de ativos digitais? Entender o que essa mudança de código fará a fundo é extremamente complexo e pode trazer mais perguntas do que respostas.
Vamos para um exemplo. Um dos protocolos sovreviventes dos primeiros anos da internet foi o “http” — o mesmo utilizado para acessar sites, portais, etc. Boa parte das pessoas não entende o que esse código quer dizer, mas o utiliza todos os dias.
Também não é preciso ser nenhum grande observador para entender o valor que a internet tem nos dias atuais. É quase impossível passar um dia longe de uma conexão com a web.
“Assim é atualização do ethereum”, afirma Vinícius Bazan.
“Para o usuário final, não muda nada. Ele não precisa saber como funciona o The Merge, só entender que é uma atualização que vai trazer muitos benefícios para o mercado”.
Essas e outras ideias sobre o The Merge (“A Fusão”, em tradução livre) estão no primeiro episódio da nova temporada do Cryptostorm, o podcast semanal da Empiricus sobre o mercado de criptomoedas.
Dê o play e ouça a conversa completa no YouTube ou no Spotify: