O metaverso de Decentraland (MANA) poderia muito bem utilizar as músicas Lonely — de Justin Bieber ou a clássica de Akon, a seu gosto — como trilha sonora de sua solitária realidade paralela. Após investimentos bilionários para criar o universo digital, apenas 43 usuários estavam ativos na plataforma nas últimas 24 horas, segundo dados do site DappRadar.
O número representa uma queda de mais de 99% em relação ao pico de usuários ativos registrados pelo metaverso baseado em ethereum em 13 de março do ano passado, de aproximadamente 4,6 mil pessoas.
O site considera usuários ativos (também chamado de UAW) as carteiras (wallets) que interagem com a rede, como um tipo de "identidade" para as pessoas na plataforma.
Por exemplo, um usuário que fizer login em Decentraland e realizar uma compra com o token MANA é contabilizado como um UAW. Porém, um usuário que simplesmente entrar na plataforma e interagir com outras contas não seria contado como ativo.
Os usuários ativos no metaverso
De acordo com a própria plataforma, alguns portais de rastreamento estariam computando apenas as “transações específicas de contrato inteligente, mas tratando-as como usuários ativos diários, o que seria impreciso”.
No Twitter, a Decentraland informou que, em setembro, a plataforma registrou 1.074 usuários interagindo com contratos inteligentes — número bem semelhante ao contabilizado pelo site DappRadar, de 1.007 usuários nos últimos 30 dias.
Acontece que o DappRadar considera essa média mensal de mil usuários o total de UAW em setembro, e não apenas as transações com contratos inteligentes. Segundo a dona do metaverso, o número real de usuários ativos mensais na plataforma foi de 56.697 wallets.
O diretor de criação da Decentraland, Sam Hamilton, contestou o método de rastreio do DappRadar. Para Hamilton, o número de usuários ativos é contabilizado com maior precisão em um painel na DCL Metrics, construído pela comunidade da plataforma.
De acordo com os dados da DCL, o total de usuários ativos no dia 13 de outubro era de aproximadamente 8100 wallets — isto é, mais de 188 vezes maior que o registrado pelo DappRadar.
O que é o Decentraland?
O Decentraland é um universo em 3D governado por uma organização autônoma descentralizada (DAO) e atualmente possui um valor de mercado em torno de US$1,2 bilhão, equivalente a quase R$ 6,37 bilhões.
Desenvolvido na blockchain do Ethereum, ele une os jogos em sistema play-to-earn com uma plataforma de realidade virtual, em que é possível criar avatares, interagir com outras pessoas e realizar atividades.
As transações no Decentraland são realizadas com MANA, a criptomoeda da plataforma. Ela pode ser conquistada através de missões cumpridas no game, mas também pode ser adquirida em reais.
No universo, existem diversos lotes de terrenos virtuais que são comercializados no game em formato de tokens não fungíveis (NFTs). Cada um desses lotes é representado pelo token LAND e podem ser adquiridos usando a criptomoeda nativa MANA.
A Heineken é uma das 70 empresas que propuseram iniciar suas atividades no metaverso de Decentraland, incluindo a Nike, a Samsung, o Itaú, a Vans e a Renner.
Em março deste ano, a companhia inaugurou uma cervejaria virtual de dois andares na maior plataforma do metaverso atual, e lançou sua nova cerveja de “baixo teor alcoólico e de calorias”, a Heineken Silver.
No rótulo, era possível encontrar as informações: pixels (0g), HTML (0g), cores RGB (0g), renderização (0g) e falha (0g).
*Com informações de CoinDesk e The Verge