Site icon Seu Dinheiro

Dá para censurar um aplicativo na Web 3.0? Pessoas nos EUA já não têm acesso a alguns protocolos de DeFi; entenda

Golpes virtuais e ataques hacker

Golpes virtuais

As sanções do Tesouro dos Estados Unidos à plataforma Tornado Cash, na semana passada, levantaram uma dúvida no universo das criptomoedas. Afinal: um aplicativo descentralizado e sem um governo ou legislação por trás pode ser censurado?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A resposta vai além do “sim” ou “não”. Por estarmos tratando de um universo digital em formação — e isso inclui aspectos sociais e legais —, as sanções aos usuários permanecem restritas ao código e à comunidade daquele protocolo específico. 

“Alguns indivíduos nos Estados Unidos não têm acesso a plataformas de DeFi como o dYdX, o principal protocolo de derivativos da rede ethereum do mundo”, afirma Paulo Camargo, da equipe de research da Empiricus.

Juntamente com seu colega de equipe Murilo Cortina, Camargo participou do mais recente episódio do Cryptostorm, o podcast da Empiricus sobre criptomoedas. Ao lado de Vinícius Bazan, chefe de research da mesma casa, eles debatem os temas quentes da semana do universo das criptomoedas

Dê o play e confira a conversa completa:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Censura do Tesouro americano às criptomoedas: o que é a Tornado Cash?

Afinal, o que faz o Tornado Cash? 

Essa plataforma embaralha as informações de uma transação de maneira que se torna praticamente impossível rastrear o dinheiro. De modo geral, os usuários a utilizam para esconder movimentações de recursos e manter o sigilo das suas informações pessoais.

No entanto, também é possível usá-la para outros fins, como esconder recursos vindos de lavagem de dinheiro e crimes digitais. 

Em um relatório da SlowMist, empresa especializada em segurança digital em blockchain, foi constatado que a Tornado Cash recebia cerca de 75% dos recursos vindos da lavagem de dinheiro da rede ethereum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse dado, porém, contrasta com outro: de todos os recursos que passam pela plataforma, somente 10% têm origem ilícita. 

E fica a dúvida

Pouco tempo depois do anúncio das sanções à Tornado Cash, um desenvolvedor  da plataforma foi preso por autoridades da Holanda, o que levantou uma questão importante para os analistas: essa pessoa deveria ser punida?

Vale lembrar que os desenvolvedores de aplicativos descentralizados deixam o código das aplicações aberto e disponível para cópias e alterações. Em outras palavras, qualquer pessoa pode refazer o Tornado Cash do zero, ou mesmo melhorar a rede. 

Para saber a resposta dessa questão, ouça o novo episódio do Cryptostorm, disponível no Spotify: 

Exit mobile version