Site icon Seu Dinheiro

Na Copa do Mundo das criptomoedas, token do Brasil dispara 20% enquanto ativo da Argentina cai 22% após primeira rodada

Fan tokens antecipam disputa de Brasil e Argentina na Copa do Mundo para o mercado de criptomoedas

Há uma chance — ainda que remota e pequena — de Brasil e Argentina serem os protagonistas de um dos maiores clássicos futebolísticos de todos os tempos na final da Copa do Mundo do Catar. Entretanto, a goleada brasileira já se dá no mundo dos fan token, as criptomoedas de esporte. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo dados do Cryptorank, ambas criptomoedas foram lançadas no mesmo período, em setembro deste ano. Enquanto a Brazil National Football Team (BFT) acumula alta de 22% em 2022, o seu equivalente hermano — Argentine Football Association (ARG) — praticamente inverte o sinal, perdendo cerca de 20% do valor no mesmo espaço de tempo.

No entanto, o preço de face do token argentino ainda é muito maior do que o brasileiro: enquanto o ARG vale US$ 4,66, o BFT ainda custa pouco mais de US$ 0,478.

O desempenho desses fan tokens pode ser explicado pelo resultado dos últimos jogos das duas seleções. Enquanto a Argentina tomou uma virada da Arábia Saudita, o Brasil estreou com vitória contra a Sérvia.

Só no mundo das criptomoedas: o que são fan tokens

Os fan tokens são criptomoedas atreladas a times e garantem alguns benefícios para seus detentores, podendo variar de privilégios na hora de comprar ingressos ou até mesmo direito de escolha das camisas do time. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A plataforma mais conhecida que emite esse tipo de token é a Socios.com, que trabalha com times brasileiros e da Europa. Existe também a Chiliz, blockchain com o mesmo nome da criptomoeda CHZ.

A emissão dessas criptomoedas pode ou não estar ligada ao time ou seleção a qual ela se refere, como é o caso do BFT e do ARG.

Como saber se um token é ou não emitido pelo meu time?

A Fifa ou os portais oficiais de cada federação costumam ter sessões específicas para cada parceiro que desenvolve seus produtos. Em outras palavras, cabe ao investidor/torcedor fazer um pequeno trabalho de pesquisa antes de comprar um token ou NFT — arte digital — de qualquer seleção ou time.

Entretanto, os fan tokens não são investimentos para boa parte dos analistas — mas, sim, ativos de engajamento do time no universo digital. Portanto, essas criptomoedas não devem ser confundidas com investimentos como o bitcoin (BTC).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o investidor deve tomar cuidado ao comprar ou entrar nesse tipo de token sem certificação oficial — porque existem criminosos que podem se aproveitar do clima de copa para tentar aplicar alguns golpes utilizando os nomes das seleções.

Exit mobile version