Site icon Seu Dinheiro

Rodolfo Amstalden: Você banca sua maturidade?

investir 6 passos investimentos

"Deep inside of a parallel universe,
it's getting harder and harder to tell what came first.
I'm underwater where thoughts can breathe easily.
Far away you were made in a sea, just like me".
(Parallel Universe - RHCP)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

XP hoje negocia entre 12x e 14x lucros FY 2023, a depender do ânimo das projeções.

Frente a quaisquer réguas convencionais de valuation, não se trata de um múltiplo caro.

Ponderando a queda de -50% das ações nos últimos 12 meses, encerramos o short, pois o grosso das assimetrias negativas parece já ter se manifestado.

Tem gente ainda mais otimista. Aos preços atuais, a General Atlantic comprou e pode continuar comprando. É um nome de máximo respeito institucional, que entende detalhadamente a história da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E, mesmo se olharmos para os resultados recentes, inexistem razões para desespero.

Repetidos ebitdas na casa de R$ 1 bilhão, trimestre após trimestre, sugerem uma DRE previsível e madura — ambas características tidas em alta conta pelo mercado.

Se alguém alegar que falta growth, lembramos que (i) um múltiplo médio de 13x lucro não pressupõe tanto growth assim e (ii) apesar do #eunãobanco, convém evitar confusões com a desbancarização disruptiva de antigamente; essa fase já ficou para trás.

O fabuloso top line CAGR de +50% nos últimos cinco anos dá lugar a +10%, +15% ou, na melhor das hipóteses, +20%. Nada mal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma hora ou outra, todos nós viramos adultos. Precisamos explorar as vantagens e mitigar as mazelas dos cabelos brancos. Ou seja, precisamos bancar nossa maturidade.

Dentre tais mazelas, o pior fardo não é o de virar adulto, mas sim o de permanecer adulto.

Porque, de repente, a força nas pernas não é mais a mesma, os olhos não enxergam mais de perto, não enxergam mais de longe, e as propagandas provocativas de antes perdem a graça.

O mercado sempre precifica na margem. A empresa em forte crescimento vale muito não apenas porque cresce a taxas de +50%, mas porque, se continuar crescendo assim, um dia vai virar adulta, gerando fluxos de caixa robustos e consistentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bem, se é assim, só um destino aguarda a empresa que já é adulta: envelhecer.

Ninguém acredita que um negócio possa dar o mesmo ebitda, trimestre após trimestre, daqui até o infinito.

Ou está subindo, e você está se tornando adulto. Ou está caindo, e você está envelhecendo.

Não sei qual é o caso de XP hoje, talvez ninguém saiba.

Para a GA, provavelmente trata-se apenas de uma rápida pausa no avanço fabuloso dos últimos cinco anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o Itaú, se for o caso de crescer 10% ao ano, eu mesmo faço isso, dentro de casa, sem conflito, bancando minha própria cultura.

Ambos — GA e Itaú — ganharam muito dinheiro com XP, e agora estão tradeando em pontas contrárias.

Exit mobile version