🔴 RECEBA ANÁLISES DE MERCADO DIÁRIAS: CLIQUE AQUI E SIGA O SEU DINHEIRO NO INSTAGRAM

O melhor do Seu Dinheiro
Beatriz Azevedo Pinto
2022-06-17T18:55:08-03:00
SEU DINHEIRO NO DOMINGO

Um alerta para quem está em busca da próxima criptomoeda do milhão

19 de junho de 2022
8:10 - atualizado às 18:55
Imagem de bitcoin com homens se cumprimentando ao fundo
Imagem: Shutterstock

Os gritos já devem ter chegado aos seus ouvidos: o massacre no mundo das criptomoedas está acontecendo desde o começo do ano, mas na última semana as quedas foram ainda mais violentas e deixaram os investidores apavorados. 

As duas maiores criptomoedas do mundo, Bitcoin e Ethereum, dão uma dimensão do pânico. O BTC chegou a cair mais de 70% desde o pico histórico, em novembro do ano passado. O Ethereum esteve perto de perder 80% do valor desde as máximas, no mesmo período. Quando olhamos para as altcoins, as quedas são ainda mais aterradoras.

A Solana (SOL) está sendo dilacerada e chegou a desmoronar 90%. O mesmo serve para Cardano (ADA), com queda superior aos 84%. O Dogecoin (DOGE) — que, cabe lembrar, não é um investimento — tem perdas da ordem dos 92%. 

A carnificina no mercado de criptomoedas pode surpreender, mas não para quem acompanha o Seu Dinheiro. No nosso Instagram, publicamos alguns alertas sobre o risco de um “longo inverno cripto”

Não me leve a mal. Aqui no Seu Dinheiro nós continuamos entusiastas do investimento em criptomoedas. Acontece que, no fascínio (ou desespero) por encontrar uma oportunidade que vá render rios de dinheiro da noite pro dia, muitas pessoas esquecem que agora não é o momento para tentar encontrar a criptomoeda do próximo milhão. 

A possibilidade de embolsar muito dinheiro sem fazer nenhum esforço pode deixar uma pessoa cega. Assim, quando ousamos apontar o dedo para as ‘queridinhas’ de quem quer ficar rico sem levantar do sofá, recebemos comentários como este: 

“Vocês não sabem do que estão falando, são pseudoinfluenciadores sensacionalistas que só querem causar medo nas pessoas. Vou  aproveitar que está barato para comprar mais”

Esse foi um dos comentários mais “carinhosos”. Há vezes em que as pessoas chegam a fazer uma série de insultos ao nosso trabalho por nos colocarmos entre elas e o reino feliz onde as criptomoedas são o passe dourado para uma vida de riquezas infinitas. 

Permita-me deixar uma coisa bem clara aqui: você dificilmente vai ficar milionário com criptomoedas em pouquíssimo tempo, não importa o quanto acredite nisso. Essa é a primeira vez que as criptomoedas passam por um contexto de redução da liquidez, aumento da taxa de juros e de-rating (reavaliação para baixo de valuations).

Ou seja, o momento é de incertezas e agora é hora das criptomoedas consolidadas, como o Bitcoin e o Ethereum, segundo os especialistas. Elas já passaram por mais testes de estresse e mantêm os fundamentos apesar do cenário complicado. 

Na visão de quem acompanha esse mercado, as quedas recentes abriram oportunidade de comprar as duas maiores moedas digitais do mundo ‘em promoção’. Mas isso é para quem tem estômago, encara as criptos como um investimento de longo prazo, de alto risco e se limita a até 5% da carteira exposta a elas. 

O problema é que as “sardinhas do dinheiro fácil” não conseguem ver por esse lado e acabam se prendendo em um mundo ilusório. Nesse sentido, o ambiente das redes sociais pode ser um terreno fértil para desinformação. 

Por isso, o Seu Dinheiro reforça o compromisso de trazer apurações exclusivas de nossos repórteres e abrir espaço para um debate saudável e embasado sobre o universo dos investimentos por meio da nossa página do Instagram (clique aqui para acessar nosso perfil e nos siga por lá)

Diariamente, compartilhamos os melhores conteúdos do site com insights de investimentos, análises de mercado decisivas para seu dinheiro e a opinião dos principais analistas do país consultados pelos nossos repórteres especiais. Inclusive, se você estiver buscando por um olhar de longo prazo para o universo cripto, lá também é o lugar certo. 

Além do mais, levamos para você todas as manhãs um panorama completo do que esperar do mercado financeiro no dia pelos stories do Instagram. Tudo isso porque não somos adeptos do dinheiro fácil e do charlatanismo espalhado pelas redes sociais. Somos o Seu Dinheiro.

Bom domingo e uma ótima semana a todos. 

Beatriz Azevedo Pinto.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

QUEDA DE APORTES

Crise dos unicórnios e demissões em massa têm explicação: investimentos em startups caíram 44% no primeiro semestre

6 de julho de 2022

Inflação global, escalada da alta de juros e a Guerra da Ucrânia geraram incertezas no mercado e “seguraram” os investimentos; as mais afetadas são as startups de late stage e unicórnios

CARA CADÊ MEU DEFI?

Roubo de criptomoedas com ataque hacker levou US$ 1,3 bilhão de plataformas de DeFi em 2022; maior crime foi de US$ 180 milhões

6 de julho de 2022

Mesmo com a alta do dia, os investidores acompanham os desdobramentos do pedido de falência da Voyager Digital

O FANTASMA DA RECESSÃO

Ata do Fed manda recado: saiba se os próximos passos do BC dos EUA podem tirar o sono dos investidores

6 de julho de 2022

Na reunião de junho, o banco central norte-americano elevou a taxa de juro em 0,75 ponto percentual, o maior aumento desde 1994, na tentativa de conter uma inflação que não dá tréguas; será que vem mais por aí?

Está vindo aí

Risco de recessão volta a assustar, petróleo amplia perdas e petroleiras lideram quedas do dia; Hypera (HYPE3) e Americanas (AMER3) sobem forte

6 de julho de 2022

Com a queda do petróleo no mercado internacional, papéis de commodities no Brasil têm maiores quedas nesta quarta-feira

MAIS DO QUE UMA VOLTINHA

Multiplan (MULT3), Iguatemi (IGTI11), brMalls (BRML3) ou Aliansce Sonae (ALSO3)? Saiba qual é a queridinha do Itaú BBA

6 de julho de 2022

Papéis das administradoras de shoppings operam em alta nesta quarta-feira (06), embalados pela prévia operacional da Multiplan, que sinalizou que novos recordes estão no caminho da empresa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies