A ata do Fed impera, soberana, no noticiário financeiro de hoje. A não ser que alguma notícia de última hora venha a influenciar os mercados, a tendência é que nenhum movimento mais brusco ocorra até o meio da tarde, para quando está prevista a divulgação da ata do Fed.
Em meio ao extenso compasso de espera, a expectativa é de que os mercados financeiros do Brasil e dos Estados Unidos ensaiem alguma recuperação na abertura da sessão desta quarta-feira.
Para os analistas de mercado, não há dúvida de que o Fed subestimou os riscos inflacionários com aquela conversa de “caráter transitório” da alta dos preços.
O problema é que agora, com o impacto da retirada dos estímulos, o temor passa a ser de que a maior economia do mundo caminhe para uma estagflação.
Isto em um momento no qual a China dá sinais de desaceleração em decorrência da política de covid zero e a Europa está às voltas com os efeitos colaterais da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Nesse contexto, o tom da ata do Fed será fundamental para definir os rumos dos negócios na reta final do pregão, com grande potencial de volatilidade. A divulgação da ata está prevista para as 15h.
No cenário local, os investidores continuam de olho na Petrobras (PETR4). A frenética dança das cadeiras na Petrobras castigou os papéis da empresa ontem - e podem continuar fazendo preço hoje.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
COMBUSTÃO
Nubank volta a despencar, renova mínima histórica e já vale 1/3 do Itaú. O valor de mercado da fintech recuou para US$ 15,4 bilhões, ou seja, menos de um terço do Itaú Unibanco, que hoje vale US$ 48,8 bilhões.
O AGRO É POP?
BB DTVM lança o AGRI11, primeiro ETF que segue o novo índice do agronegócio na B3. Este é o segundo fundo voltado ao agronegócio que a gestora do Banco do Brasil lança neste ano.
MONEY TIMES
Sem mudanças na política de preços da Petrobras (PETR4)? Conselheiro da petroleira vê risco zero. Marcelo Mesquita acredita que a política da estatal sobreviverá às mudanças “injustificadas” no comando da companhia.
ACERTO DE CONTAS
Com teto do ICMS em 17% sobre energia e combustíveis, Câmara propõe compensar arrecadação dos Estados. A sugestão acontece em meio a embates do governo federal contra os Estados pelo recolhimento do imposto.
O FIM DE UMA EXCEÇÃO
Putin pode ser forçado a dar um calote em breve — e o motivo é uma ordem de Biden. Governo norte-americano tenta a todo custo fechar as brechas que ainda estão abertas e que mantêm a economia russa funcionando — e financiando as tropas em solo ucraniano.
VAGAS AFIRMATIVAS
Vivo, Via e B3 abrem mais de 400 vagas para mulheres e PCDs. As oportunidades são voltadas para as áreas operacionais e corporativas, nos formatos híbrido, presencial e home office. Veja como se inscrever.
O CHAMADO
Se você tem carro, fique atento para não cometer o mesmo erro de mais de 95% dos donos de veículos. No ano passado, apenas 2,2% dos donos de automóveis atenderam aos anúncios de recall das montadoras. Mas agora você não poderá mais licenciar o veículo se ignorar o chamado.
Uma boa quarta-feira para você!