O cenário global não está dos melhores, mas a véspera do feriado que vai paralisar a bolsa de valores brasileira amanhã foi marcada por tensões locais.
Na Europa, o conflito na Ucrânia não tem como ser ignorado, já que a guerra ocorre bem no seu quintal. Nos Estados Unidos, é a pressão inflacionária que fala mais alto, com os investidores atentos a todas as possibilidades de endurecimento de discurso por parte do Federal Reserve.
No Brasil, foi o combo risco fiscal e commodities em queda que pesou nos negócios nesta quarta (20). Usiminas e Vale, que já andam sentindo na pele o impacto das limitações da economia chinesa, apresentaram sinais de um primeiro trimestre fraco, e os investidores reagiram negativamente.
Além disso, as ameaças de um Auxílio Brasil permanente e o reajuste em massa de diversas classes de servidores federais pressionam o futuro das contas públicas. Com a baixa liquidez pré-feriado, nem mesmo o alívio do câmbio ajudou a bolsa, e o Ibovespa recuou pelo quarto pregão consecutivo – a queda foi de 0,62%, aos 114.343 pontos.
Depois de dias de estresse, os rendimentos dos títulos do Tesouro americano deram uma trégua e permitiram que a curva de juros brasileira também tivesse um dia de maior tranquilidade. Quem saiu ganhando foi o dólar à vista. Influenciado pelo forte fluxo de entrada de dinheiro estrangeiro, a moeda recuou 1,02%, a R$ 4,6204.
Veja tudo o que movimentou os mercados nesta quarta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.
CRISE NOS COSMÉTICOS
Natura (NTCO3) desaba 15% com suposto ‘vazamento’ do balanço — e os números mostram um quadro nada animador. Preocupações quanto aos números da companhia no primeiro trimestre derrubaram as ações da empresa nesta quarta. Entenda o caso.
ANALISTAS RESPONDEM
Vale (VALE3) e Usiminas (USIM5) caem após números do primeiro trimestre; é hora de aproveitar o ‘desconto’ e comprar as ações? Além do ambiente externo desfavorável, as ações das duas empresas sofreram um novo baque vindo de dentro das suas finanças.
FIM DA CELEUMA
Oi (OIBR3) conclui venda da operação móvel para TIM, Vivo e Claro. De acordo com a companhia, a operação foi concluída por R$ 15,9 bilhões, e as rivais já pagaram a maior parte do valor.
- MUDANÇAS NO IR 2022: baixe o guia gratuito sobre o Imposto de Renda deste ano e evite problemas com a Receita Federal; basta clicar aqui.
JULGAMENTO POSTERGADO
Não foi dessa vez: julgamento da Eletrobras (ELET3) é adiado por 20 dias. O adiamento da análise da privatização da estatal pelo TCU deve frustrar o cronograma do governo, que tinha previsão para maio.
UNICÓRNIOS EM APUROS?
O que as demissões de QuintoAndar, Loft e Facily têm em comum? Veja quais são os direitos dos profissionais. A Facily é o terceiro unicórnio a fazer demissões em massa na última semana. Os funcionários desligados têm direito à liberação do FGTS.
PARCERIAS A JATO
Gol (GOLL4) fecha parceria para voos compartilhados e milhas com a Turkish Airlines; como isso ajuda a empresa? Passageiros das companhias aéreas poderão fazer conexões através de ambas as empresas, incluindo toda a malha da Gol no Brasil e a frota da Turkish Airlines na África, Ásia, Extremo Oriente e Oriente Médio.