Banhos de sangue, monstros à solta e uma pitada de pânico não são exclusividades dos filmes clássicos de terror ambientados em uma sexta-feira 13. No mercado financeiro, todos esses elementos estiveram presentes nas últimas semanas – de segunda a sexta.
Por ironia do destino (sempre ele), a primeira e única sexta-feira 13 de 2022 foi um momento de virada e interrupção da maré de azar que vinha tomando conta do Ibovespa e do restante das bolsas globais. Depois de cinco semanas no vermelho, o principal índice da B3 voltou a ficar com o saldo acumulado positivo e avançou 1,70% desde segunda.
As bolsas americanas, que foram mais afetadas pela cautela que tomou conta do mercado, não conseguiram reverter o quadro semanal, mas o dia de hoje foi de ganhos. O Nasdaq, índice mais pressionado diante da perspectiva de juros altos, subiu quase 4%.
O Ibovespa emplacou o segundo dia de ganhos expressivos e fechou a sessão com um avanço de 1,17%, aos 106.924,18 pontos. O real saiu na frente das demais moedas de países emergentes e viu o dólar à vista cair 1,61%, a R$ 5,0575. Na semana, o recuo foi de apenas 0,35%.
A virada no humor dos investidores aconteceu após a China emitir sinais positivos sobre o controle da pandemia, o que pode indicar menos restrições de mobilidade, e alguns dirigentes do Federal Reserve voltarem a tirar do cenário a possibilidade de uma alta de 0,75 ponto percentual.
O otimismo que atingiu a bolsa e o câmbio hoje não chegou ao mercado de juros. Nada garante que os sustos devem parar por aqui. Na verdade, o medo de um cenário de inflação alta e desaceleração das economias cresce cada vez mais e tem um belo nome para um vilão – a estagflação.
Veja tudo o que movimentou os mercados nesta sexta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.
COMECE A REZAR
Entenda por que a ‘Regra da Morte’ da maior empresa com bitcoin em caixa do mundo pode derrubar ainda mais o preço das criptomoedas. A Microstrategy está em maus lençóis e pode colocar o mercado como um todo no vermelho se precisar acionar esse dispositivo.
BILHÕES PELO RALO
Bitcoin (BTC) derrete e leva metade da fortuna de bilionários; veja quanto os pesos-pesados das criptomoedas perderam. Não foram só os titãs dessa indústria que sentiram o golpe. A Coinbase, maior exchange dos EUA, viu suas ações caírem 84% desde o final de abril.
SINAL VERDE
Cade aprova venda de refinaria da Petrobras (PETR4) para o Grupo Atem. A negociação da Refinaria Isaac Sabbá (Reman) é a segunda concluída no programa de desinvestimento da estatal; a Rlam foi a primeira.
DOIS EM UM
Presidente do IRB vai acumular cargo de relações com investidores após afastamento de diretor. O CFO Willy Otto deixa o posto por motivos de saúde; a empresa de resseguros começou e encerrou o pregão desta sexta-feira (13) em alta.
ELEIÇÕES 2022
Dona do Facebook promete ações para limitar ‘fake news’ nas eleições de 2022; dá para acreditar? “Existe um papel quase que educacional”, disse a gerente de Políticas Públicas da Meta no Brasil.