Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
Dados da Bolsa por TradingView
2022-01-12T19:44:00-03:00
SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Bolsa apaga perdas no ano, EUA com inflação de 7% e o presente do Papai Noel para a Multiplan: confira as principais notícias do dia

Mais castigada que as bolsas estrangeiras nos primeiros dias do ano, a bolsa brasileira tinha mais perdas para recuperar

12 de janeiro de 2022
19:43 - atualizado às 19:44
analista de ações
As bolsas europeias e americanas também fecharam o dia em alta, mas de menor intensidade - Imagem: Shutterstock

Não há nada que o mercado goste mais que uma definição para uma incerteza. Independentemente do resultado, o importante é a redução da ansiedade, para o investidor ser capaz de fazer conta de novo. E hoje teve fim um pequeno ciclo que vinha enchendo os mercados mundiais de volatilidade.

A divulgação, nesta quarta-feira (12), dos dados de inflação nos Estados Unidos, medidos pelo índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), ratificou as perspectivas para os próximos passos da política monetária do Federal Reserve, o banco central americano.

Após a surpresa com a ata do Fed na semana passada e com a maior clareza trazida pelo seu presidente, Jerome Powell, em sua fala de ontem ao Congresso americano, o CPI dentro do esperado pelo mercado deixou o horizonte menos nebuloso e possibilitou um respiro para as bolsas, os juros e o dólar.

A inflação americana foi de 0,5% em dezembro, um pouco acima da mediana das projeções, que era de 0,4%, mas fechou o ano de 2021 em 7,0%, em linha com o esperado. Trata-se da maior inflação ao consumidor nos EUA em 40 anos, o que vem motivando o Fed a promover um forte aperto monetário.

A falta de surpresas nesse indicador pernicioso, porém, animou os investidores hoje, dando espaço para um dia positivo mundo afora.

O Ibovespa fechou em alta de 1,84%, perto da máxima, aos 105.685 pontos, e apagou as perdas do ano. Agora, o índice acumula alta de 0,82% em 2022. Já o dólar à vista fechou em queda de 0,81%, a R$ 5,5348.

As bolsas europeias e americanas também fecharam em alta, mas de menor intensidade. O Dow Jones subiu 0,11%, o S&P 500 avançou 0,28%, e o Nasdaq ganhou 0,23%. O índice pan-europeu Stoxx 600, que reúne as principais empresas do Velho Continente, fechou em alta de 1,49%.

Mais castigada que as bolsas estrangeiras nos primeiros dias do ano, a bolsa brasileira tinha mais perdas para recuperar. Hoje, mais uma vez a alta das commodities no mercado internacional impulsionou as ações da Petrobras, das mineradoras e das siderúrgicas, papéis de grande peso no Ibovespa.

Além disso, a divulgação do CPI dentro do esperado e a maior definição do cenário à frente aliviaram os juros dos Treasuries, os títulos do Tesouro americano. Aliado à queda global do dólar, esse movimento contribuiu para uma forte queda dos juros futuros por aqui.

Isso não só aumentou o apetite geral por risco no mercado doméstico, como beneficiou particularmente as empresas mais castigadas da bolsa brasileira recentemente, que são extremamente sensíveis à dinâmica de juros. É o caso das administradoras de shoppings, varejistas e construtoras, que tiveram algumas das maiores altas do Ibovespa hoje.

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta quarta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

CRIPTOMOEDAS HOJE
Bitcoin (BTC) hoje: criptomoedas sobem mais de 10% após pior resultado da inflação ao consumidor nos EUA em 40 anos. No mercado, existe a ideia de que a “inflação é boa para as criptomoedas”, o que explica, em parte, a alta do dia.

FILHA DE PAPAI NOEL
Multiplan (MULT3) fica entre as maiores altas do Ibovespa após shoppings da empresa superarem as vendas pré-pandemia no último Natal. A companhia divulgou hoje uma prévia operacional recheada de altas que superam os desempenhos recordes do último trimestre de 2019. 

AQUISIÇÃO OUSADA
Mirando virada de jogo, Via (VIIA3) aposta no fulfillment e fecha aquisição para aprimorar logística no e-commerce. Aquisição coloca a Via no seleto grupo de empresas que obtêm ganho de escala no custo e no tempo de entrega por meio do fulfillment.

ESTRATÉGIA EM PORTUGAL
Embraer (EMBR3) vende duas fábricas em Portugal por US$ 172 milhões. Negócio foi fechado entre a subsidiária Embraer Portugal e a fornecedora espanhola Aernnova e inclui a venda de todas as ações das unidades industriais.

ALIADO DE PESO
Jack Dorsey, ex-chefe do Twitter, se alia a desenvolvedores de bitcoin (BTC) em batalhas judiciais. Crescente incerteza nos regulamentos de criptomoedas impõe grandes desafios para a expansão da comunidade, e isso inclui ações legais. 

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

O respiro da bolsa brasileira, o tropeço do bitcoin e o vazamento de dados do PIX: confira as principais notícias do dia

Para quem não aguentava mais ver a bolsa brasileira apanhando enquanto Wall Street renovava recordes, este início de ano está sendo o momento da revanche. Ou melhor, de o Ibovespa “correr atrás do prejuízo”. Nesta terceira semana de janeiro, o principal índice da B3 mais uma vez contrariou o exterior e enfileirou altas, enquanto as […]

Fechamento da semana

Ibovespa tem dia morno com exterior negativo, mas termina semana com ganho de 1,88%; dólar fecha em alta, mas acumula queda de 1,05% no período

Bolsa terminou o dia em baixa, com dólar e juros em alta, com piora no exterior e preocupações fiscais

CASOS DE FAMÍLIA

Elon Musk pega pesa pesado com o Twitter após integração de NFTs; veja o que o bilionário falou

Rede social passou a permitir que usuários do iOS, sistema da Apple, utilizassem os chamados tokens não fungíveis como fotos de seus perfis

Renda fixa

Nubank lança fundo para reserva de emergência que busca retorno entre 100% e 105% do CDI – mas tem uma pimentinha

Nu Reserva Imediata é o primeiro fundo de renda fixa da família Nu Reserva; embora seja de baixo risco, ele tem opção de investir em títulos privados

FIQUE DE OLHO

Agenda de indicadores: Inflação domina semana recheada de balanços de empresas de tecnologia em Wall Street; saiba o que esperar

Depois de uma semana em que o Ibovespa caminhou na contramão do mundo, inflação volta ao centro da agenda local na semana em que os EUA divulgam prévia do PIB de 2021

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies