Site icon Seu Dinheiro

Petrobras (PETR4) segura o Ibovespa, mas PetroRio (PRIO3) é alternativa? Confira os destaques do dia

ibovespa grafico bolsa dólar hoje

Gráfico com cotações de mercado

O clima no leste europeu segue se deteriorando e o conflito entre Ucrânia e Rússia se prolonga, mas ainda assim os mercados internacionais encontraram formas de fechar a segunda-feira (04) com ganhos — uma tendência que não foi acompanhada pelo Ibovespa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por aqui, o principal índice da bolsa brasileira caiu 0,24%, aos 121.179 pontos, ainda que o dólar à vista tenha continuado o movimento das últimas semanas. Acompanhando também a queda observada no mercado de juros, a moeda americana recuou 1,27%, a R$ 4,6081. 

Os Estados Unidos e os países da União Europeia voltaram a subir o tom contra o prolongamento da crise em território ucraniano. Além da ameaça de novas sanções, surgiram pedidos para que Vladimir Putin, presidente da Rússia, seja julgado por crimes de guerra após a acusação de que os militares russos estão deliberadamente atacando alvos civis. 

O alívio visto no petróleo na semana passada, quando os Estados Unidos anunciaram a liberação de suas reservas energéticas, teve um fim e o Brent encerrou a sessão em alta de 3%. Ao contrário do que vinha acontecendo, hoje o avanço da commodity não foi suficiente para evitar a queda do Ibovespa. 

Com um peso significativo de mais de 10% do principal índice da bolsa, a Petrobras (PETR4) viu os seus problemas internos ganharem um novo capítulo de turbulência. Após a derrota do Flamengo na final do campeonato carioca, Rodolfo Landim abriu mão da indicação feita pela União para a presidência do Conselho de Administração da estatal. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo desta tarde, diversos veículos de imprensa noticiaram que Adriano Pires, escolhido para comandar a companhia, também desistiu do cargo. Neste caso, uma questão de conflito de interesses poderia barrar a indicação na assembleia de acionistas. 

A saída de Pires ainda não foi confirmada por fontes oficiais, mas a movimentação deixa o futuro da Petrobras nebuloso, já que não se sabe ao certo se o próximo indicado também manterá o seu compromisso com a política de preços da companhia — e o mercado não costuma reagir positivamente às incertezas. 

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta segunda-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

VEM SURPRESA POR AÍ?
Dividendos: Petrobras (PETR4) pode pagar até US$ 10 bi em proventos adicionais no primeiro trimestre, diz Goldman Sachs. O endividamento mais baixo da estatal, somado ao fluxo de caixa turbinado pelo petróleo caro, são as chaves para o pagamento polpudo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ROTAÇÃO NO ÓLEO E GÁS
PetroRio é alternativa à Petrobras (PETR4)? Bank of America diz se é hora de comprar ações PRIO3. Disparada dos preços do petróleo com a guerra entre Rússia e Ucrânia, aquisições e aumento da produção estão no cenário das petroleiras brasileiras.

DUELO
Ação do BTG (BPAC11) pode ter desempenho melhor que XP no curto prazo, diz UBS. Banco elevou preço-alvo de BPAC11, mas manteve recomendação neutra devido a cenário desafiador. 

CRESCENDO
Totvs (TOTS3) sobe com anúncio de aquisição milionária; papel já avançou 30% no ano. Empresa aproveita montante importante de recursos obtido com a oferta de ações feita em 2021 para aquisições e melhorar seu portfólio de serviços.

EXILE ON WALL STREET
Ações ou renda fixa? Saiba como aproveitar as viradas do mercado para investir. Quando os juros estão baixos, todo mundo compra na bolsa; com a maior demanda, a renda variável fica cara e o seu retorno esperado cai.

Exit mobile version