Dizem por aí que mar calmo não faz bom marinheiro. Pode até ser verdade, mas pouco se comenta sobre o inevitável enjoo marítimo que acompanha as águas turbulentas.
Nas últimas semanas, o que era calmaria virou tempestade e deixou o barco do Ibovespa muito próximo de uma virada — a valorização de 15% no ano já era e agora o principal índice da bolsa se segura no campo positivo por meros 1,63% de alta.
Não é à toa que eventos importantes como a Super Quarta geram tanta expectativa e apreensão. Se, por um lado, existe consenso sobre as decisões de política monetária do Brasil e dos Estados Unidos, por outro, há grande incerteza com relação aos próximos passos dos BCs.
Em Wall Street, os principais índices não conseguiram navegar pelo cenário de forma tranquila e só definiram uma direção definitiva ao final do pregão. O Ibovespa espelhou esse movimento. Ao longo de todo dia, o principal índice da bolsa brasileira cruzou muitas vezes a linha que divide os ganhos das perdas, mas encerrou em queda de 0,10%, aos 106.528 pontos.
O câmbio, no entanto, contou com um remédio para evitar as dores. Logo pela manhã, o Banco Central voltou a injetar dólares na economia, em um leilão de US$ 1 bilhão. Aliado ao movimento de desvalorização da moeda americana em escala global, o dólar à vista fechou o dia em queda de 2,15%, a R$ 4,9635.
Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.
SEU DIA EM CRIPTO
Bitcoin (BTC) mantém ‘equilíbrio instável’ das métricas e mercado de criptomoedas se prepara para impacto do Federal Reserve. O índice de força relativa revela que o BTC está em posição sobrevendida, o que significa que pode ocorrer um destrave de preço a qualquer momento.
FIIS HOJE
Copom deve voltar a subir a taxa Selic amanhã. Conheça fundos imobiliários que podem lucrar ainda mais com a alta dos juros. Uma categoria específica tem a rentabilidade atrelada a indexadores que se alimentam tanto da inflação mais salgada quanto do ciclo de aperto.
NÃO É BEM ASSIM
Nubank (NUBR33) vai liberar negociações com ações para executivos, mas mantém ‘pedacinho’ bloqueado até dezembro. Fim da trava na comercialização dos papéis e dos BDRs do banco deixou de fora os chamados NuSócios.
NEGOCIAÇÕES EM ANDAMENTO
SpaceX no Brasil? Governo do Amazonas dá “sinal verde” para Elon Musk. Starlink, braço da companhia espacial, enviou ofício às autoridades brasileiras para manifestar interesse em operar no estado; as negociações já começaram.
POR TEMPO INDETERMINADO
Não teve acordo: Servidores do BC retomam greve; veja os impactos da paralisação. A categoria, que seguirá parada por tempo indeterminado, reivindica reajuste salarial de 27% e reestruturação da carreira.