O Pequeno Príncipe, do francês Antoine de Saint-Exupéry, tornou-se um clássico da literatura universal por uma série de motivos. Um deles é a alta concentração de frases e situações que, embora simples num primeiro momento, induzem a alguma reflexão em seguida.
“O essencial é invisível aos olhos” é uma dessas frases. No contexto do livro, na voz da raposa, fica a sugestão para que o coração seja colocado à frente da razão.
Entretanto, a multiplicidade de possibilidades de uso dessa frase nos permite aplicá-la em diversas outras situações.
Uma casa, por exemplo, seria inabitável por alguém habituado à vida urbana sem as fiações, os canos, os tijolos e tantos outros materiais normalmente ocultos por camadas de massa e tinta.
Já os carros de hoje em dia são cada vez mais integrados por componentes eletrônicos e softwares que, a não ser que sejamos especialistas, nem imaginamos que existam.
E é graças a esses componentes - essenciais, mas invisíveis aos olhos - que uma gigante da tecnologia se posiciona para revolucionar a indústria automobilística num futuro próximo.
Estou falando da Apple.
A expectativa se baseia em um relançamento apresentado na conferência anual da empresa, mas para o qual pouca gente deu bola. Trata-se da reinvenção de CarPlay, um software cada vez mais presente nos carros novos vendidos nos Estados Unidos.
Confira outros destaques desta quinta-feira
MERCADOS HOJE
Bolsas globais caem em dia de ressaca pós-Fed; futuros dos EUA recuam quase 2%. Os mercados da Ásia fecharam em baixa e os índices da Europa recuam com intensidade. Por aqui, a B3 estará fechada por causa do feriado de Corpus Christi.
MAIS RETORNO
Quanto rendem os seus investimentos em renda fixa com a Selic em 13,25%? Com a nova alta dos juros, remuneração de títulos conservadores sobe um pouco mais e supera 1% ao mês. Veja quanto eles vão pagar de agora em diante.
DESENCANA
Itaú BBA manda ficar longe das ações do Nubank e corta preço-alvo de novo. Para o banco, a inadimplência no Nubank vai continuar subindo rápido, o que pode desacelerar o crescimento da carteira de crédito.
APERTO MONETÁRIO
BC inglês sobe juros às máximas em 13 anos; BC da Suíça promove elevação pela primeira vez desde 2007. Na Inglaterra, a taxa básica de juros agora está em 1,25% ao ano; na Suíça, a alta foi de 0,5 ponto, para o patamar de -0,25%.
ALERTA DE PROVENTOS
Dividendos: Tim (TIMS3), Cemig (CMIG4) e Neoenergia (NEOE3) distribuirão mais de R$ 790 milhões em JCP. Veja as datas e saiba mais sobre os pagamentos.