🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

Plante hoje, colha amanhã: o que a agricultura pode te ensinar sobre o investimento em startups?

Investir em uma startup é como adubar uma semente e aqui você confere tudo para não deixar suas plantinhas na mão

28 de janeiro de 2022
9:04 - atualizado às 9:05
planta nota cem reais
Leia o melhor do Seu Dinheiro na sua manhã. Imagem: Shutterstock

Digamos que você tenha um lote de terra e queira plantar feijões. Eu não preciso dizer que não é só jogar os grãos a esmo e esperar a natureza fazer o trabalho dela — há uma técnica para aumentar a chance de sucesso.

Trabalhar o solo, adubá-lo corretamente, irrigar nos intervalos certos de tempo, plantar nas épocas indicadas… a lista é enorme. E, mesmo assim, é provável que uma parte da sua lavoura não se desenvolva corretamente.

Digo tudo isso porque, guardadas as devidas proporções, o processo de investimento e a agricultura têm muitas coisas em comum. Sem a técnica correta, as chances de sucesso são mínimas.

Pense, por exemplo, no investimento em startups. Colocar dinheiro numa empresa que ainda está nos estágios iniciais costuma ser um risco enorme: há um sem-número de variáveis que podem prejudicar o desenvolvimento de uma empresa como essa ao longo do tempo.

Mas, eventualmente, um grão plantado hoje pode se transformar numa plantação imensa e farta — e um aporte numa companhia jovem é capaz de gerar retornos gigantes.

É claro que, se você só jogar as sementes para cima e torcer para o melhor, é improvável que alguma coisa dê certo. Mas, se você tiver um método e seguir algumas recomendações, a probabilidade de o seu investimento ser bem-sucedido aumenta.

Nesta sexta-feira, o Ruy Hungria fala mais sobre o universo das startups e os riscos que os ‘investidores anjos’ estão sujeitos ao colocarem dinheiro nesse tipo de negócio. Uma área em que os frutos a serem colhidos são raros, mas potencialmente polpudos.

Dito isso, saber os detalhes do solo e os ciclos de cultivo é um primeiro passo essencial — e o Ruy fala mais sobre o aporte nas startups e as medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco de uma perda completa de lavoura. A íntegra da coluna está aqui.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas no exterior operam sem direção definida de olho na inflação dos EUA e Ibovespa mira em coletiva de Paulo Guedes hoje. Depois de recuperar força e encerrar aos 112 mil pontos ontem (27), a bolsa brasileira deve acompanhar a divulgação do resultado primário do governo e a coletiva do ministro da Economia.

OLÉ!
Apple dribla crise de chips e justifica protagonismo entre big techs com trimestre histórico; veja como foi desempenho da maçã e a reação do mercado. Os últimos três meses do ano são de extrema importância para a empresa, pois fornece a Wall Street uma visão de como seus produtos podem se comportar no ano seguinte.

MAIS DE 200 EMPRESAS
A temporada de resultados vem aí: confira a agenda de balanços do quarto trimestre de 2021. A temporada de resultados do quarto trimestre começa na próxima terça-feira. Veja todos os detalhes no calendário de balanços feito pelo Seu Dinheiro.

OFERTA ADIADA
Por que Petrobras (PETR4) e Novonor decidiram suspender a venda bilionária de participação na Braskem (BRKM5). As duas empresas adiaram a oferta, que poderia movimentar mais de R$ 8 bilhões com a venda de até 154,9 milhões de ações da petroquímica.

DE VOLTA ÀS ESTRADAS
Com a bênção da ANTT, Itapemirim recua em plano de suspender linhas de ônibus; confira as rotas que vão funcionar normalmente. Grupo, que está em recuperação judicial, surpreendeu passageiros no final do ano passado ao cancelar voos da ITA, sua recém inaugurada companhia aérea.

QUE GOLAÇO!
Token do Santos pagará “dividendos” a investidor após negociação do atacante Yuri Alberto; entenda e saiba como receber. Revelado pelo Peixe e destaque no Internacional, Yuri Alberto faz parte de uma cesta de atletas que podem gerar algum lucro para quem tiver os Tokens da Vila.

FIM DA SUSPENSÃO
Volta do sistema do BC para consulta de dinheiro ‘esquecido’ em bancos já tem data marcada; veja quando o SVR estará novamente no ar. Quem tiver valores a receber também será informado sobre a data em que poderá solicitar a transferência dos recursos para sua conta.

MONEY TIMES
O que Magazine Luiza (MGLU3), Americanas (AMER3) e Via (VIIA3) precisam fazer para sobreviver à turbulência? As empresas de varejo eletrônico viram seu valor de mercado derreter para o patamar anterior à pandemia. O vilão? A alta dos juros e a piora da economia, que afetam diretamente o poder de consumo da população.

MONEY TIMES II
SEC rejeita mais um pedido de ETF de bitcoin à vista, desta vez da Fidelity. A SEC, a CVM americana, reluta em oferecer um fundo de índice com o preço spot da maior criptomoeda do mundo já há alguns meses. 

Uma ótima sexta-feira para você!

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Deus abençoe as meme stocks

27 de março de 2024 - 20:00

A Truth Social de Trump é uma meme stock turbinada por anabolizantes políticos e ideológicos; é quase impossível dizer se um ativo desse tipo está barato ou caro

Diário de Bordo

‘The man who sold the world’ ou ‘The man who solve the market’?

27 de março de 2024 - 9:25

Nesta edição, João Piccioni compara o clássico de David Bowie com os modelos quantitativos do renomado gestor Jim Simons.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A jornada tortuosa do Banco Central: Como Campos Neto virou refém dos indicadores — e não deve escapar desse cativeiro antes de junho

26 de março de 2024 - 6:10

BC não percebeu alterações no cenário econômico e parece pessimista demais, mas ata do Copom, IPCA-15 e RTI devem ajudar a esclarecer essa visão

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Sindicato de Ladrões

25 de março de 2024 - 20:01

Talvez haja um pessimismo exagerado do mercado após a decisão do Copom — e a ata de amanhã pode ser a primeira catálise para mudar isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bombou no SD: O real problema da Petrobras, operação bilionária nos Correios e recompensa pela teimosia nas loterias; confira as notícias mais lidas da semana

23 de março de 2024 - 9:16

Além da Petrobras, dos Correios e das loterias, também bombou no SD a notícia sobre o rombo bilionário deixado pelas teles para o governo

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

SEXTOU COM O RUY

As ações da Vivara (VIVA3) deixaram de ser uma joia, mas será que ainda merecem um espaço na sua carteira?

22 de março de 2024 - 6:11

Temos que admitir que, apesar da troca truculenta de comando, Nelson Kaufman é um profundo conhecedor do negócio que ele ergueu praticamente do zero

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A diferença que uma letra faz: Ibovespa reage às sinalizações do Copom e do Fed; veja o que mais mexe com os mercados hoje

21 de março de 2024 - 8:31

Copom cortou os juros para 10,75% e indicou mais um corte 0,5 ponto porcentual na próxima reunião de política monetária

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Daqui a pouco saberemos se estávamos certos

20 de março de 2024 - 15:57

O tão sonhado dia em que a taxa de juros dos EUA passaria a cair foi adiado pelo Federal Reserve

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies