Mais da metade de agosto já se passou e, até o momento, o “mês do desgosto” ainda não deu as caras na B3.
Por enquanto, o Ibovespa coleciona apenas dois pregões no vermelho. Em uma sessão hiper volátil, o índice até flertou com o campo negativo diversas vezes, mas o fluxo de capital estrangeiro levou a Petrobras (PETR4) e a Vale (VALE3) a ignorarem a queda das commodities no exterior.
O ganho nesta tarde foi de 0,43%, aos 113.512 pontos. O dólar à vista perdeu força, mas também avançou 0,96%, a R$ 5,1405.
Embora em uma escala completamente diferente, lembra aquela que vimos nos primeiros meses do ano — enquanto o mundo ainda tateia em busca dos sinais que indiquem realmente uma recessão global, os investidores aproveitam o pouco apetite por risco para se posicionarem no setor de commodities, favorecendo a bolsa local.
Em Wall Street, o dia também foi volátil, mas contrariando o que ocorreu no fim de julho — quando o Walmart revisou suas projeções para o ano — a varejista entregou bons resultados trimestrais e puxou os ganhos do dia. Apenas o Nasdaq fechou em queda, com um recuo de 0,19%.
Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.
Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro
CORRIDA PELA INOVAÇÃO
A disputa entre BTG Pactual e XP no mundo dos investimentos chegou ao efervescente mercado de criptomoedas. O banco e a corretora lançaram suas plataformas de negociação de criptoativos como bitcoin no mesmo dia; saiba como vão funcionar.
INVESTIDORES GOSTARAM
Nubank (NU; NUBR33) chega a subir 20% após balanço, mas visão dos analistas é mista e inadimplência preocupa. Investidores gostaram dos resultados operacionais; Itaú BBA acha que banco digital pode ter subestimado o risco do crédito pessoal.
MONEY TIMES
Inter (INTR): ação já caiu o que tinha que cair; é hora de comprar, dizem analistas após resultados trimestrais. O banco digital divulgou seus números do período de abril a junho com cifras que foram bem recebidas pelos mercados. O sentimento é de que o pior ficou para trás.
VOTOS DE FÉ CONTIDA
Medinho de recessão? Warren Buffett ignora temor global e aumenta apostas da Berkshire Hathaway em empresas dos EUA. Apesar de ter desacelerado o ritmo de compras de ações no segundo trimestre, o Oráculo de Omaha investiu US$ 6,2 bilhões em companhias norte-americanas entre abril e junho de 2022.
BATEU O DESESPERO?
Putin dá xeque-mate na rainha e faz Reino Unido buscar gás do outro lado do mundo; entenda a jogada. De um lado, os britânicos enfrentam a pior crise energética em décadas — agravada pelos efeitos colaterais da guerra na Ucrânia — e, de outro, uma onda de calor aumenta a demanda por energia.