🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

A Tentação de nadar com a maré, dividendos bilionários da Intermédica, NFTs da Meta e outros destaques do dia

Apesar de ser difícil decidir ir contra a maioria, no longo prazo, é a estratégia que dá resultados; entenda como ganhar dinheiro com esta abordagem

21 de janeiro de 2022
8:31 - atualizado às 8:32
Programa Tentação SBT
Imagem: SBT

Se você estava no Brasil nos anos 90, você passou alguns domingos na frente da TV assistindo ao programa Silvio Santos — não adianta fingir que não, todo mundo fez isso.

Pois o jovem Victor adorava o programa Tentação, em que os clientes do Baú da Felicidade respondiam a uma série de trivias sem muito sentido. Uma mistura fascinante de psicologia coletiva e fatos aleatórios tirados de alguma enciclopédia.

“Quantas patas tem o escorpião da Austrália? Seis, oito ou dez?” — e lá iam os participantes escolher uma alternativa; se a maioria decidisse que a resposta era oito, tenha certeza que os dissidentes mudariam de ideia num estalar de dedos, com medo de serem eliminados do jogo.

Conto isso porque, veja só, o mercado de ações tem um quê de programa Tentação. É difícil lutar contra a maioria — se todos vão para um lado, é melhor seguir o bonde; a humilhação de errar sozinho traz dores ao bolso e à mente.

É fácil constatar esse comportamento de manada: quando tudo vai bem e a bolsa está nas máximas, há um impulso quase irresistível para continuar comprando, por mais que a perspectiva de lucro seja cada vez menor.

Por outro lado, quando tudo vai mal e o mercado está jogado às moscas, o instinto nos diz para sair correndo, mesmo que os preços das ações estejam uma pechincha — e o espaço para um ganho sólido seja bastante óbvio.

Mas é claro: se você quiser se destacar do resto e ter um ganho acima da média, é preciso nadar contra a maré — seja no mercado de ações, seja no palco do Silvio Santos.

E é exatamente esse o ponto do nosso colunista Ruy Hungria. Um velho ensinamento da bolsa nos diz que é preciso compreender o ciclo dos investimentos: nos momentos de euforia, venda; nos de depressão, compre.

É duro ir contra a manada e, em muitas vezes, pode parecer que as coisas vão dar errado. Mas, no longo prazo, é a estratégia que dá resultados. E o Ruy, que ganhou todos os prêmios do Baú, fala mais sobre essa abordagem na coluna desta sexta-feira.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas operam sem direção, bitcoin (BTC) cai abaixo dos US$ 40 mil e PEC dos combustíveis liga alerta dos investidores antes da abertura do Ibovespa. As atenções se voltam para a próxima quarta-feira (26), quando ocorrerá a primeira reunião do Fed em 2022.

DILEMA NOS FIIS
Investidores decidem nesta sexta se vendem suas cotas no fundo imobiliário PATC11 em leilão; veja o que está em jogo e o que recomendam os especialistas. Afinal, é hora de aproveitar a oferta da Capitânia e colocar o dinheiro no bolso ou apostar na recuperação do FII do Pátria Investimentos?

PRESENTE DE CASAMENTO
Intermédica (GNDI3) anuncia R$ 1 bilhão em dividendos, mas proventos extraordinários estão condicionados à fusão com Hapvida (HAPV3). O pagamento da bolada deverá ocorrer até 29 de março.

O COMETA PASSOU LONGE
Não olhe para cima: ações da Netflix desabam com avanço menor no número de assinantes. O mercado olhou para o dado na busca de sinais de como a empresa de streaming vai performar em um mundo no qual a pandemia estará mais controlada.

MONEY TIMES
Pingando na conta: Banco do Brasil (BBAS3) vai distribuir 40% do lucro aos seus acionistas neste ano. Os proventos referentes ao exercício de 2022 serão pagos em forma de dividendos ou de juros sobre o capital próprio.

MANIA DIGITAL
Mais um passo em direção ao metaverso: Facebook e Instagram criam plataforma para negociar e vender NFT. Estratégia pode ajudar a Meta a impedir que plataformas de terceiros, como a OpenSea, ganhe força demais nesse segmento.

INVASÃO DAS BIG TECHS
Google faz contratação de peso e se prepara para entrar no mercado de pagamentos em criptomoedas e competir com a Apple. Empresas parecem querer acompanhar os esforços do Facebook no metaverso e o investimento do Twitter em infraestrutura de criptografia.

Boa leitura!

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar