Já faz um tempo que o CEO do JP Morgan, Jamie Dimon, chama a atenção para um furacão que se aproxima dos Estados Unidos. Embora a temporada de furacões no Oceano Atlântico esteja apresentando menor atividade que de costume, não se trata de uma tempestade convencional, com chuva e ventos fortes. O executivo recorre a uma figura de linguagem.
De qualquer modo, o furacão econômico previsto por Dimon tem grande potencial destrutivo e agora tem data para acontecer. Na avaliação do CEO do JP Morgan, a economia dos EUA provavelmente entrará em recessão em algum momento dos próximos seis a nove meses.
Mas Dimon não ficou apenas nisso. A depender de como a equipe de meteorologia monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) reagir ao fenômeno, disse ele, é possível que o índice S&P-500 caia mais 20% em relação a seu nível atual.
O comentário vem à tona a poucos dias da divulgação do resultado trimestral do JP Morgan, previsto para a sexta-feira. Mais do que isso: ocorre em um momento negativo para os ativos de risco.
O mercado norte-americano de ações já se encontra no chamado território de bear market. Ontem, o Nasdaq visitou os níveis mais baixos em dois anos durante o pregão regular.
Em sua coluna de hoje, o Matheus Spiess explica como a temporada de balanços nos EUA pode ajudar os investidores a se prepararem para o furacão antecipado pelo CEO do JP Morgan.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas internacionais caem mais de 1% com medo da recessão global enquanto Ibovespa aguarda inflação. Recessão deve ser tema do encontro de hoje dos representantes do FMI com os dirigentes do Banco Mundial.
ELEIÇÕES 2022
Nova pesquisa Ipec mostra cenário de estabilidade para segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O petista manteve os mesmos 51% da amostra anterior, do dia 5 de outubro, enquanto o candidato à reeleição oscilou negativamente um ponto.
FAZENDO AS CONTAS
A Cosan (CSAN3) deu um passo maior que a perna ao comprar a fatia na Vale (VALE3)? Entenda por que o mercado está receoso com a operação. Investidores digerem a compra ousada de 6,5% da mineradora pela Cosan, ainda cercada de dúvidas.
CHAMA O ÁRBITRO
Acionista do IRB (IRBR3) pede indenização por prejuízo com queda das ações após escândalo de fraude nos balanços. O investidor adquiriu os papéis da resseguradora em julho de 2020, poucos meses após a gestora Squadra denunciar inconsistências contábeis nas finanças da empresa.
MERCADO DE TRABALHO
Dona do Facebook está entre as 10 empresas que mais oferecem vagas home office no mundo. Em uma pesquisa rápida na plataforma LinkedIn, a partir da palavra-chave “home office”, é possível visualizar quase 20 mil vagas abertas para diversos cargos.
NOVOS PLANOS DE PAZ
Após conquistar Putin, Elon Musk cai nas graças de Xi Jinping com propostas para tensão entre Taiwan e China. O embaixador da China nos EUA, Qin Gang, destacou que a proposta do CEO da Tesla seria “a melhor abordagem para realizar a reunificação nacional”.
Uma boa terça-feira para você!