Site icon Seu Dinheiro

Para quem (não) quer só saber de Copa do Mundo: Inflação à vista, a equipe de Lula, os dividendos da Petrobras e as notícias que mexem com o seu bolso

Taça dourada, calendário escrito Catar 2022 e uma bola de futebol sobre o gramado; jogos do Brasil Copa 2022

A Copa do Mundo de 2022 começou no domingo com a vitória por 2 a 0 do Equador sobre o Catar. O primeiro mundial em 40 anos iniciado num domingo registrou a primeira derrota de uma seleção anfitriã em sua estreia em toda a história das Copas. Também pela primeira vez, o gol inaugural do evento saiu de um pênalti.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E enquanto Enner Valencia tenta despontar na corrida pela Chuteira de Ouro no Catar, os investidores preparam-se para uma semana de liquidez reduzida nos mercados financeiros.

Até seria interessante poder escrever que a falta de liquidez será provocada pela Copa. Na quinta-feira, dia da estreia do Brasil, talvez. Mas ainda assim não seria exato.

O que deve drenar a liquidez nos mercados financeiros esta semana é o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Devido à data, os mercados financeiros norte-americanos permanecerão fechados na quinta-feira e funcionarão parcialmente na sexta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até lá, a expectativa com a ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) tende a manter os investidores cautelosos pelo menos até quarta-feira, quando será divulgado o documento.

Ao mesmo tempo, as primeiras mortes por covid-19 registradas em Pequim em seis meses reacenderam o alerta dos investidores em relação à atividade econômica na China em meio a novas restrições por causa da pandemia.

Por aqui, além da expectativa com a estreia do Brasil na Copa, os investidores monitoram o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao País depois de um giro pelo exterior na semana passada.

Especula-se que Lula poderia antecipar em breve quem será seu ministro da Fazenda a partir do início de seu próximo mandato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em termos de indicadores, o destaque local é o IPCA-15. No dia do jogo do Brasil.

Para entender como tudo isso mexe com seus investimentos, acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

SEU DINHEIRO NA COPA
Brasil e Inglaterra na final? Veja quem ficaria com o título da Copa do Catar se apenas o valor de mercado das seleções entrasse em campo. Somando o valor de mercado das 32 seleções classificadas para a Copa do Catar, chegamos à cifra de pouco mais de 12 bilhões de euros.

HAJA PETRODÓLAR
A Copa mais cara de todos os tempos começou! Mundial no Catar tem custo astronômico e desbanca o Brasil com gasto 15 vezes maior. Até então, a Copa de 2014 realizada no Brasil era considerada a mais cara de todos os tempos, com valor de US$ 15 bilhões, mas o país do tamanho do estado de Sergipe deixou essa marca no chinelo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

RUMO AO HEXA
Vai dar Brasil? Sites de apostas indicam a seleção favorita a ganhar a Copa do Mundo do Catar. Saiba quais países têm mais chances. O agregador Oddspedia também mostra as possíveis zebras do mundial, que chegam a pagar 115 vezes mais do que o primeiro colocado.

ANOTE NO CALENDÁRIO
Agenda econômica: ata do Fed e IPCA-15 são destaques da semana. Em um calendário esvaziado por causa do feriado nos EUA, os próximos dias terão como destaque a ata da última reunião de juros do banco central norte-americano.

FIM DO PROBLEMA?
Após aval de ministro do TCU, Petrobras (PETR4) confirma pagamento de dividendos. A petroleira reitera que os proventos serão pagos em duas parcelas, sendo a primeira em janeiro e a segunda em dezembro.

NOVO CARGO
Candidato de Bolsonaro, Ilan Goldfajn é eleito para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É a primeira vez que o Brasil ocupará o cargo no BID; eleição contou com apoio de 17 membros regionais e 9 de fora da disputa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IMPASSE FISCAL
“Sabemos que temos que ter responsabilidade fiscal”, diz Lula após semana que penalizou os mercados locais. Em evento em Portugal, o presidente eleito ressaltou a necessidade de fazer o país crescer.

Uma boa semana para você!

Exit mobile version