O S&P 500, o Nasdaq e o Dow Jones foram do céu ao inferno nesta quarta-feira (14). Os três principais índices da Bolsa de Valores de Nova York operaram em alta durante boa parte do dia até a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed).
Como era esperado, o banco central norte-americano entregou o que prometeu: um aumento mais brando do juro — a taxa básica subiu em 0,50 ponto percentual (pp), indo para a faixa entre 4,25% a 4,50% ao ano.
Mas Wall Street não gostou do que acompanhou a decisão e de uma alta de cerca de 1% passaram a cair com a mesma força, encerrando o dia mergulhadas no vermelho.
Confira a pontuação e a variação dos três principais índices da bolsa de valores dos EUA no fechamento:
- Dow Jones: -0,42%, 33.966,35 pontos
- Nasdaq: 0,61%, 3.995,30 pontos
- S&P 500: -0,76%, 11.170,89 pontos
Por que o Fed desagradou?
Se o Fed cumpriu a promessa, o natural seria uma reação positiva, certo? Não nesse caso.
A cada três meses, o banco central norte-americano apresenta projeções para a economia e para a taxa de juros e foi aí o ponto de tensão.
Embora os últimos dados tenham mostrado que a inflação está desacelerando nos EUA, o Fed não está convencido de que essa trajetória está garantida e, por isso, vai continuar elevando o juro — ainda que em ritmo mais brando.
“A atualização mais relevante para o mercado veio na forma do gráfico de pontos 2023 — a mediana aumentou de 4,6% para 5,1%; indicando que o terminal para o ciclo é um juro entre 5,0% e 5,25%”, disse Ian Lyngen, diretor e estrategista-chefe para o mercado de juros dos EUA do BMO Capital Markets.
A leitura que Lyngen faz é de que o Fed irá elevar a taxa em 0,50 pp em fevereiro e 0,25 pp em março ou três aumentos consecutivos de 0,25 pp, dependendo de como a inflação evoluir nos próximos meses.
Já Paul Ashworth, economista-chefe da Capital Economics para os EUA, chama atenção que as projeções do juro em 5,1% no final de 2023 e em 4,1% no final de 2024 ficam 1 pp acima das expectativas do mercado pré-anúncio.
"Sete autoridades esperam que o pico do juro seja ainda maior do que isso, com uma autoridade prevendo que a taxa precisará subir para 5,75% e permanecer lá até pelo menos 2025", afirmou.
Ashworth que a próxima elevação do juro seja de 0,25 pp em fevereiro de 2023.
O S&P 500 cai, mas e a Europa?
As bolsas europeias, que encerraram as negociações antes da decisão do Fed, terminaram o dia majoritariamente em baixa.
O setor de recursos básicos caiu 1,7% para liderar as perdas, mas as ações de prestadores de serviço e alimentos e bebidas avançaram cerca de 0,7%.
- Londres: -0,09%
- Paris:-0,21%
- Frankfurt: -0,26%
Os investidores europeus passaram o dia de olho na decisão do Fed e também se preparando para as reuniões de política monetária de amanhã, quando Reino Unido, União Europeia e Suíça também devem desacelerar o ritmo de aumento do juro.