2022-04-13T17:02:02-03:00
Carolina Gama
FECHAMENTO DO DIA

S&P 500 sacode a poeira deixada pela disparada da inflação; veja o que impulsionou retomada da bolsa nos EUA

Mercados europeus seguiram uma tendência diferente e terminam o dia sem uma direção comum, esperando pela decisão do Banco Central Europeu (BCE) prevista para quinta-feira (14)

13 de abril de 2022
17:01 - atualizado às 17:02
Foto de um semáforo com a luz verde no cruzamento de Wall Street; imagem ilustra os mercados acionários e o comportamento da bolsa e do Ibovespa
Imagem: Shutterstock

O S&P 500 sacudiu a poeira deixada pela maior taxa de inflação em 41 anos nos EUA e conseguiu encerrar esta quarta-feira (13) em alta. O índice mais amplo de Nova York levou com ele o Dow Jones e o Nasdaq, que também subiram. 

O principal responsável pelos ganhos do dia em Wall Street foi o início da temporada de resultados corporativos do primeiro trimestre de 2022. 

Os investidores estão monitorando cuidadosamente os caminhos que as empresas encontraram para gerenciar as pressões inflacionárias nos EUA. 

BlackRock, Fastenal e Delta Air Lines foram negociadas em alta nesta quarta-feira em reflexo de resultados trimestrais melhores do que o esperado. 

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente

O setor financeiro, no entanto, resistiu à tendência de alta, pressionado por um declínio de mais de 3% no JP Morgan. 

O banco, que deu o pontapé na divulgação de resultados entre as grandes instituições financeiras de Wall Street, reportou uma performance aquém do esperado. 

O principal vilão JP Morgan foi a provisão maior do que o esperado para dívidas incobráveis, citando “probabilidades mais altas de risco negativo.”

Citigroup, Goldman Sachs, Wells Fargo e Morgan Stanley, que divulgam resultados na quinta-feira (14), também operaram no vermelho durante boa parte do pregão de hoje. 

Confira o fechamento dos principais índices da bolsa de Nova York:

  • Dow Jones: +1,01%, 34.565,45 pontos
  • S&P 500: +1,12%, 4.446,67 pontos
  • Nasdaq: +2,03%, 13.643,59 pontos

S&P 500 sobe, Europa mista

Os mercados europeus fecharam mistos nesta quarta-feira (13), com os investidores digerindo dados da inflação dos EUA e antecipando a reunião do Banco Central Europeu (BCE) de quinta-feira (14).

O pan-europeu Stoxx 600 encerrou em queda de 0,1%, com as ações do setor de alimentos e bebidas caindo 0,7%, liderando as perdas.

  • Londres: +0,05%
  • Paris: +0,07%
  • Frankfurt: -0,34%

Dados de terça-feira (12) mostraram que os preços ao consumidor norte-americano subiram 8,5% em março em base anual — o nível mais alto desde 1981 — alimentando ainda mais as preocupações de uma política monetária mais rígida do Federal Reserve

Os europeus temem que uma inflação fora de controle também altere os planos de normalização da política monetária do BCE. 

A expectativa é que o conselho do BCE consiga equilibrar a desaceleração do crescimento e a inflação recorde, afastando o risco de estagflação.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

FECHAMENTO DO DIA

Temor de recessão segue forte e Ibovespa volta a perder os 100 mil pontos; dólar cai com PEC melhor que o esperado

O Ibovespa chegou a amanhecer no azul, mas os temores que rondam o mercado falaram mais alto

CONTROLE DE DANOS

Pedro Guimarães entrega carta de demissão a Jair Bolsonaro e rebate acusações de assédio; veja quem o sucederá na presidência da Caixa

Guimarães deixa o cargo em meio a uma investigação do Ministério Público Federal por múltiplas denúncias de assédio sexual

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro foi bloqueado? Entenda porque o governo criou perfis temporários nas redes sociais

Mudança passa a valer a partir do próximo dia de 2 julho e deve durar até o final das eleições marcadas para o mês de outubro

CARREIRA C-LEVEL

Desigualdade no mercado: Mulheres ainda são minoria em cargos de alta liderança

Painel do Young Women Summit, organizado pela Fin4She, discute a importância das mulheres em posições de liderança em grandes empresas

SINAL VERDE

Superintendência do Cade aprova venda de ativos da Unidas (LCAM3) para Grupo Brookfield, e fusão com Localiza (RENT3) fica mais próxima

A Brookfield é dona da Ouro Verde; a venda de veículos fazia parte do acordo firmado entre Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3) com o Cade