O Ministério da Defesa anunciou nesta terça-feira (30) a saída dos comandantes das três Forças Armadas. Em nota, a pasta não explica o motivo da decisão.
Deixam seus cargos Edson Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica), em um momento de intensas trocas no alto escalão do governo.
Na segunda-feira (29) o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, anunciou que deixaria o cargo. O general da reserva Walter Souza Braga Netto deve assumir o posto.
Azevedo e Silva era crítico a um alinhamento das Forças Armadas com o governo federal. "Nesse período [em que estive à frente da pasta], preservei as Forças Armadas como instituições de Estado", disse em nota que comunicava a saída do Ministério.
O governo fez um total de seis mudanças no comando dos ministérios nas últimas 24 horas. A reforma ministerial inclui trocas na Casa Civil da Presidência da República, no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no Ministério das Relações Exteriores, na Secretaria de Governo, no Ministério da Defesa e na Advocacia-Geral da União (AGU).