🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Vitor Azevedo
PODCAST MESA PRA QUATRO

“O que mais me incomoda não é a ineficiência, mas a lentidão do setor público”, diz João Doria, governador de São Paulo

Possível candidato à presidência da República foi convidado da semana do Mesa pra Quatro, podcast da Empiricus

Vitor Azevedo
11 de setembro de 2021
10:54 - atualizado às 12:44
João Doria
Governador do Estado de São Paulo, João Doria - Imagem: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

O nome “João Doria” tem aparecido com frequência na mídia e estampado as manchetes dos jornais. Se antes ele era mais conhecido entre os habitantes de São Paulo, estado que governa, podemos afirmar que, desde o ano passado, a alcunha ganhou maior projeção em todo o Brasil.

Combativo quanto ao assunto coronavírus e tendo conseguido a primeira vacina para o país, Doria tornou-se reconhecido por conta do seu trabalho político. 

Mas ele carrega os ensinamentos do seu passado, da sua trajetória como empresário, na forma em que atua ao governar o estado mais populoso do país e responsável por 32% do PIB nacional.

“Quando decidi vir para a política, procurei exercer com mais força a questão de melhorar a qualidade da gestão pública. Ter um olhar de mais eficiência e agilidade”, comenta no podcast da Mesa Pra Quatro, conduzido por Dan Stulbach, ator; Teco Medina, consultor financeiro, e Caio Mesquita, CEO da casa de Empiricus, como apresentadores. 

Ao se aprofundar na política, Doria percebeu ainda mais que as coisas operam de formas diferentes em cada um desses cenários. No Brasil, a burocracia acaba sendo um problema para aqueles que querem fazer um bom trabalho na vida pública. “O que mais me incomoda não é a ineficiência, porque a média do poder público não é ruim. O que me incomoda é a lentidão”, afirmou o político. “Auditores, órgãos reguladores, órgãos fiscalizadores. Tantas regras tornam qualquer processo lento demais. Se você não for honesto por princípio, você pratica desonestidades”, diz. 

O que ele vem tentando fazer, então, é tornar os processos mais simples. Uma das histórias que ele contou para ilustrar suas tentativas foi o sucesso que obteve ao tornar a abertura de novas empresas em São Paulo mais rápida - há alguns anos, eram necessários 126 dias para completar todos os trâmites. Hoje, segundo ele, basta apenas um dia. 

Acompanhe o episódio com a participação de João Doria, governador de São Paulo, dando play abaixo (ou acesse o Mesa Pra Quatro na sua plataforma preferida):

João Doria é conhecido por sua atenção ao tempo

Entre os mais próximos, Doria é conhecido justamente por prezar pelo bom uso do tempo. Relógios, segundo comentários, cercam suas obrigações diárias. “As reuniões aqui tem hora para começar e acabar. É preciso ter a capacidade de sintetizar as coisas. Comunicar no menor tempo possível o maior volume de informações”, colocou após ser indagado por um dos hosts do podcast sobre o assunto. “Tempo foi algo que eu aprendi, quando eu era empresário, a valorizar”.

Parte desse apreço pelo tempo vem, justamente, pela história do atual governador de São Paulo e por toda a sua caminhada para alcançar as coisas. 

Doria começou a trabalhar ainda criança, com 13 anos, para ajudar sua mãe e seu irmão mais novo após seu pai, João Agripino da Costa Doria Neto, ter sido exilado durante a ditadura militar. “No período do exílio do meu pai, nós perdemos tudo: casa, carro, renda, tudo. Então eu tinha de ser muito organizado porque quando algo falta, cada item tem de ser totalmente aproveitado. A reposição não é fácil”, narra. 

Por conta dessa vivência, João Doria conta que se tornou uma pessoa equilibrada em relação ao dinheiro: nem um esbanjador, nem um muquirana. "Eu aprendi a respeitar o dinheiro. Esse respeito me fez ser uma pessoa muito dedicada e séria. Nunca esbanjei, nunca gastei naquilo que não era necessário, mas também nunca fui avarento ou egoísta". 

Luz cortada, família vendendo todos os bens, dívidas com agiotas - a vida do governador na adolescência não foi fácil. Com a ajuda de conhecidos, porém, ele conseguiu seus primeiros trabalhos. Assim, caiu no ramo da comunicação e deu início a uma carreira de sucesso. 

Começou como office boy em uma agência de publicidade. Depois, tornou-se auxiliar no departamento de mídia, onde acompanhava aqueles que tentavam vender horários de comerciais nas grades de TV. Logo, deixou de ser ajudante para ser ativo. “Foi a primeira vez que comecei a ganhar dinheiro. Eu falava bem, era articulado. Tive bons contatos para aprender como era a venda”, conta. 

Em um desses serviços, teve contato com a política: auxiliou, por meio de uma agência de publicidade, a campanha de Franco Montoro ao Senado. Isso, mais tarde, rendeu a João Doria seu primeiro cargo público: com 21 anos, ele se torna secretário do turismo da cidade de São Paulo e presidente da Paulistur. Posteriormente, ele se torna presidente da Embratur. 

Foi depois de ocupar esses cargos públicos, por aproximadamente sete anos, que a vida de empresário de Doria decolou: ele lançou uma agência de publicidade com um amigo e, posteriormente, começou a atuar em programas na TV voltados ao empresariado. 

Governador de São Paulo tem empresa que atua em 12 países

Em um destes, chamado Show Business, tem a sacada daquele que será o seu maior negócio. “Recebia os empresários. Eram dois, três, quatro, que ficavam esperando em uma sala de espera. Comecei a observar que eles não se conheciam. Esses homens dirigindo negócios tão grandes, não se conheciam. Comecei a juntar essas pessoas em eventos”, contextualiza. 

Nascia, então, a Lide, que atua organizando eventos e publicações com foco no empresariado e que está, hoje, presente em 12 países - sob controle do filho de Doria, enquanto ele se ocupa da política. 

Segundo o governador, sua bem sucedida carreira demonstra que o seu interesse com a política não é financeiro. “Eu amo muito o Brasil, demais. Poderia estar no exterior. Cheguei a um ponto em que não preciso do prestígio ou do dinheiro, mas quero ajudar”. 

O governador de São Paulo pode ser um candidato à presidência no ano que vem, consolidando também uma história meteórica na vida pública - a depender de como serão as prévias do seu partido, o PSDB. 

“Sempre digo para jovens empreendedores nunca abandonarem seus sonhos. Mas tenha ideais legítimos, sempre no eixo da coletividade. A percepção do individualismo é muito ruim. Você pode machucar pessoas, pode ser desleal com seus amigos. Pensando no coletivo você se aprimora, corrige suas falhas”.

Para quem tem interesse em conhecer mais a trajetória do governador do estado de São Paulo, João Doria, o podcast Mesa para Quatro está disponível gratuitamente no Spotify. Clique abaixo e confira:  

Compartilhe

Aperta o play!

Ibovespa vs. S&P 500: quem ganha na ‘eleição’ das bolsas?

3 de setembro de 2022 - 8:30

No podcast Touros e Ursos desta semana, recebemos Matheus Spiess, analista da Empiricus e colunista do Seu Dinheiro, para comentar sobre o que esperar para as bolsas brasileiras e americanas daqui para frente

Aperta o play!

Foi dada a largada da corrida maluca: começou a campanha eleitoral, mas isso afeta mesmo os seus investimentos?

20 de agosto de 2022 - 8:00

Na última edição do podcast Touros e Ursos, como a campanha eleitoral pode afetar seus investimentos, Nubank, IRB, entre outros destaques da semana

DÊ O PLAY!

Fim do bear market e a hora do varejo: no Market Makers, as expectativas da Encore e da Versa para a bolsa

11 de agosto de 2022 - 18:44

João Luiz Braga, da Encore, e Luiz Alves Junior, da Versa, foram os convidados do Market Makers na semana, passando suas visões para a bolsa

ELEIÇÕES 2022

A era dos podcasts: depois de Bolsonaro no Flow, será a vez de Lula com Anitta no Pod Delas?

9 de agosto de 2022 - 12:06

O ex-presidente disse em áudio que está “morrendo de vontade de participar e poder discutir um pouquinho o problema do Brasil, das mulheres, das crianças”

aperte o play!

Onde investir com o fim da alta dos juros no Brasil: com a Selic chegando ao topo, é hora de mudar algo na carteira?

6 de agosto de 2022 - 7:00

No podcast Touros e Ursos da semana, o debate é sobre como ajustar a carteira de investimentos ao fim do ciclo de alta dos juros, que se já não chegou, está realmente muito perto

DÊ O PLAY!

Uma nova bolha de tecnologia está estourando? O podcast Touros e Ursos desta semana traz a resposta

23 de julho de 2022 - 7:11

Ações de tecnologia amargam perdas intensas em 2022 — nem mesmo as big techs escapam. Veja as perspectivas para esses papéis no curto prazo

APERTE O PLAY!

Investimento numa hora dessas? Sim! De renda fixa a ações, de FIIs a criptomoedas, saiba onde investir no segundo semestre

9 de julho de 2022 - 9:30

O momento macroeconômico é difícil e pode ser que você tenha menos recursos para investir do que antes, mas ainda assim existem oportunidades. No podcast Touros e Ursos desta semana, falamos sobre elas

skin in the game

Como os criadores do podcast Stock Pickers querem fazer a cabeça do mercado com o Market Makers

25 de junho de 2022 - 14:36

Em parceria com a Empiricus, Thiago Salomão e Renato Santiago lançam novo podcast e querem começar clube de investimentos

Aperta o play!

Todos contra a Petrobras: pressões sobre a estatal transformaram as ações PETR3 e PETR4 em maus investimentos?

25 de junho de 2022 - 7:00

Após última alta nos preços dos combustíveis, governo intensificou a pressão sobre a petroleira, o que pesou sobre os papéis e também sobre o Ibovespa

Aperta o play!

O fim está próximo? Banco Central pode elevar juros pela última vez na próxima semana. Saiba o que esperar (e o que pode dar errado)

11 de junho de 2022 - 9:30

No podcast Touros e Ursos desta semana, discutimos o fim de algumas eras: do ciclo de aperto de juros no Brasil, do crescimento econômico americano e da existência da Eletrobras como estatal

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies