Site icon Seu Dinheiro

Novidades no WhatsApp: Mark Zuckerberg anuncia maior proteção para backup de conversas; entenda o que muda para você

Aprenda como investir em ações em novo curso gratuito disponível no WhatsApp oferecido pela maior casa de análise financeira do país

Alvo de críticas recentes sobre a segurança oferecida em seus aplicativos, Mark Zuckerberg anunciou um novo recurso para ampliar a proteção de dados dos usuários do WhatsApp. Trata-se da criptografia de ponta a ponta, já presente em mensagens e agora estendida aos backups.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A novidade, divulgada na última sexta-feira (10), deve permitir que o histórico de conversas criptografadas possam ser armazenadas no Google Drive, para usuários de celulares Android ou Icloud, da Apple. O backup será acessível apenas para o usuário que criou o arquivo. 

De acordo com o CEO do Facebook e Whatsapp, a nova medida trará uma camada extra de privacidade para conversas dentro da plataforma. Além disso, a companhia afirmou ser pioneira no uso deste tipo de tecnologia de proteção. 

Ainda não há uma data precisa para que a ferramenta entre em vigor. De acordo com fontes do Facebook ouvidas pelo Insider, a estreia deve ocorrer dentro das próximas semanas. 

Leia também:

Como vai funcionar no WhatsApp

O usuário que habilitar o recurso receberá uma chave de criptografia com 64 dígitos, que será utilizada para liberar o acesso ao arquivo armazenado na nuvem.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para facilitar, o WhatsApp vai permitir a criação de uma senha pessoal para uma espécie de “cofre”, onde ficará salva a chave 64 dígitos. 

Para criar ou recuperar algum backup, será necessário seguir três passos:

  1. Inserir a senha de acesso ao “cofre”;
  2. Após liberação, será informada a chave de criptografia;
  3. Por último, é preciso informá-la para enviar ou receber um backup. 

Atualmente, os backups na nuvem são gravados em formato não-criptografado, o que significa que qualquer pessoa com acesso ao backup pode chegar às mensagens.

Com a nova atualização, mesmo que o material seja interceptado por terceiros, apenas quem a enviou e quem recebeu a mensagem conseguirá vê-la.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da Business Insider

Exit mobile version