Trinta e três dos 39 mineiros presos na mina Totten, em Sudbury, no Canadá, informou a Vale por meio de comunicado à imprensa.
Segundo repórteres da CBC, a rede pública de rádio e televisão do Canadá, a expectativa é de que o resgate seja concluído até o meio-dia de hoje, no horário local (13h em Brasília).
Mineiros estavam presos desde domingo
Trinta e nove mineiros estavam presos na mina operada pela Vale desde o domingo, quando não conseguiram deixar o local devido a danos no eixo de um elevador - também chamado de gaiola - que os traria do subsolo à superfície.
Os primeiros resgatados começaram a deixar a mina na noite de ontem por meio de um sistema secundário de escadas, informa a Vale. Segundo a CBC, alguns do mineiros presos encontravam-se a até 1.200 metros de profundidade quando o elevador quebrou.
As operações de salvamento prosseguiam na manhã de hoje. De acordo com a mineradora, todos os mineiros resgatados até o momento passavam bem quando chegaram à superfície.
“Agradecemos aos empregados afetados por sua paciência e perseverança e às equipes de resgate de minas por sua dedicação e apoio incansáveis”, disse Gord Gilpin, chefe de operações de mineração das operações da Vale em Ontário.