Um dia após o apagão que derrubou por horas o Facebook, Instagram e WhatsApp, usuários da rede social de imagens voltaram a reclamar de instabilidades na plataforma nesta terça-feira (5).
De acordo com o site Downdetector, que monitora o funcionamento das principais redes sociais do mundo, as notificações de problemas voltaram aparecer no início da tarde de hoje. Picos de reclamações foram registrados entre 15h e 16h.
No Twitter, uma das poucas redes populares que não pertence à empresa de Mark Zuckerberg, usuários reclamam de lentidão no carregamento de imagens e stories da plataforma.
e o Instagram que não tá carregando Stories direito e tem foto no feed que não aparece? pic.twitter.com/xOlLZ4vL1S
— Patricia Gomes (@patricia_gomes) October 5, 2021
Manutenção causou pane no sistema
O vice-presidente de Engenharia e Infraestrutura da gigante mundial, Santosh Janardhan, veio a público para explicar o que esteve por trás da pane de ontem no Facebook, Instagram e WhatsApp. Segundo texto publicado no blog da companhia, o problema foi causado por uma "manutenção de rotina".
"Um comando emitido com a intenção de avaliar a disponibilidade de capacidade global do suporte principal da rede derrubou, de modo não intencional, todas as conexões em nossa rede principal, desconectando, na prática, os centros de dados do Facebook globalmente", contou o executivo.
A pane contou ainda, de acordo com Janardhan, com uma falha também em um instrumento que conteria comandos do tipo. O executivo dá mais detalhes sobre os problemas decorrentes dessa falha original e diz que a empresa, como ocorre com problemas do tipo, revisará o episódio para buscar meios de tornar seu sistema mais resistente, o que já está em andamento segundo ele.
*Com informações do Estadão Conteúdo