Site icon Seu Dinheiro

Produção de minério de ferro da Vale (VALE3) sobe 18% no terceiro trimestre, mas vendas ficam próximas à estabilidade

Minério de ferro Vale Gerdau CSN Usiminas VALE3 USIM5

Um dia depois de sua maior concorrente, a australiana BHP Billiton, registrar queda na produção de minério de ferro, a Vale (VALE3) anunciou nesta terça-feira (19) um crescimento trimestral de 18,1% na fabricação da commodity entre julho e setembro deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Relatório de Produção e Vendas do terceiro trimestre mostra que a mineradora produziu 89,4 milhões de toneladas métricas (Mt) da matéria-prima do aço no período, contra 75,6 Mt no segundo trimestre.

O número também superou as expectativas dos analistas, que projetavam um total inferior aos 88,6 Mt registrados de julho a setembro do ano passado.

Vale destacar que o volume acima do esperado pode atrapalhar a recuperação de preços do minério de ferro, que acumula perdas de 22,7% em 2021. Segundo a empresa, cinco fatores estão por trás do avanço. São eles:

A mineradora manteve o guidance, sua meta de produção da commodity, entre 315 milhões e 335 milhões de toneladas em 2021, mas já avisou que o total deverá ficar “abaixo do meio do intervalo” para a estratégia de maximização de margens da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vendas se aproximam da estabilidade

Já as vendas da companhia ficaram próximas à estabilidade, com alta de 1,4% em relação ao trimestre anterior e 2,2% na comparação com o 3T21. Foram vendidos 75,9 Mt de finos e pelotas de minério de ferro.

De acordo com a empresa, a diferença de 13 milhões de toneladas entre o volume produzido e vendido é explicada pela estratégia aplicada pela mineradora.

Chamada de “value over volume”, a técnica prevê a redução na comercialização de produtos de minério de ferro de alta sílica devido ao nível de preços de mercado.

Níque e cobre

A Vale retomou também suas metas de produção de níquel e cobre. As estimativas de produção de 2021 a 2023 haviam sido suspensas no fim de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento indica que a mineradora estima produzir de 45 mil a 50 Mt de níquel no próximo trimestre, encerrando o ano entre 165 mil e 170 mil toneladas métricas. Já para o cobre a previsão de produção é de 75 mil a 80 mil Mt entre outubro e dezembro, com volume total de 295 mil a 300 mil toneladas métricas no final do ano.

Exit mobile version