Site icon Seu Dinheiro

Petrobras tem queda de 5% na produção, após venda de ativos

Edifício Sede da Petrobras

Edifício Sede da Petrobras

A Petrobras registrou uma queda anual de 5% na produção do primeiro trimestre deste ano, totalizando 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relação ao quarto trimestre, a produção aumentou 3,1%, segundo relatório da empresa divulgado nesta terça-feira (27). O documento antecede o balanço dos três primeiros meses de 2021, que a companhia torna público no próximo dia 13.

A Petrobras avalia que o desempenho operacional do primeiro trimestre foi "sólido" e diz que houve uma quantidade menor de paradas nas plataformas do pré-sal por causa da covid-19, em relação ao trimestre anterior.

A empresa informou também uma continuidade do ramp-up (aumento de produção) da plataforma P-70, no campo de Atapu.

Foco no pré-sal

A baixa anual registrada pela Petrobras reflete os desinvestimentos concluídos recentemente, que levam a um "declínio natural de produção", de acordo com a empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Petrobras tem vendido ativos para reduzir o endividamento e concentrar esforços em projetos de exploração e produção, principalmente em águas profundas e ultra profundas — como é o caso do pré-sal.

No primeiro trimestre, a produção da companhia no pré-sal representou 69% do total produzido, 1,90 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Há um ano, a fatia representava 63%.

A produção nas plataformas do campo de Búzios aumentou 14%, devido principalmente à maior eficiência e à estabilização das unidades, diz a empresa.

"Registramos, também, aumento da produção no campo de Tupi, devido ao término do ramp-up da P-67, e nos campos de Berbigão, Sururu e Atapu, com a continuidade do ramp-up das plataformas P-68 e P-70".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Derivados

A Petrobras diz que as vendas de derivados no mercado interno alcançaram 1.667 milhões de barris ao dia (Mbpd) e o fator de utilização (FUT) atingiu 80%, 1 ponto percentual acima do primeiro trimestre do ano passado.

As vendas no primeiro trimestre apresentaram queda em relação ao final do ano passado devido à sazonalidade e aos impactos decorrentes da intensificação de medidas restritivas, diz a empresa.

Por outro lado, houve aumento da participação da companhia no mercado de diesel e gasolina.

Na base anual, a Petrobras registrou crescimento de 2,3% nas vendas, destacando-se o aumento nas vendas de diesel entre os períodos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exportações

Segundo a petroleira, a exportação líquida caiu 53,5% na base anual, com redução nas exportações e aumento nas importações de petróleo e derivados (principalmente diesel). Houve baixa de 43,2% sobre o quarto trimestre.

A queda nas exportações de petróleo foi decorrente da menor produção de óleo no final do quatro trimestre, período em que foi retomada a campanha de paradas programadas das plataformas que não puderam ser efetuadas nos meses anteriores, diz a empresa.

O aumento nas importações de petróleo e diesel ocorreu devido às paradas programadas nas refinarias.

Exit mobile version