A Petrobras (PETR4) inaugurou nesta semana o Centro de Competência em Computação em Nuvem (CCC), que vai direcionar e acelerar a estratégia de adoção de computação do tipo cloud da companhia.
Além do CCC, a adoção gradativa da computação em nuvem também será realizada com a parceria das empresas Amazon e Microsoft.
Boa parte do consumo do Centro será destinado a ampliar a capacidade computacional de alta performance, em conjunto com os supercomputadores já existentes da Petrobras. Um deles, chamado de Dragão, é o maior computador da América Latina e iniciou suas operações em julho.
A computação em nuvem também acelerará o desenvolvimento de novas soluções e permitirá ampliar o uso de Analytics e Inteligência Artificial em todas as áreas da companhia. Os Centros de Processamento Digital (CPD) da Petrobras continuarão suportando processos de negócio, trabalhando em sistemas e dados já existentes.
"A Petrobras investe em tecnologia e inovação como alavanca de negócios. Por meio da tecnologia, a companhia tem capacidade de alcançar fronteiras nunca antes exploradas, viabilizar novos negócios e contribuir positivamente para a sociedade", informou a empresa em nota.