A Minerva Foods fechou uma parceria com a Amyris, empresa de biotecnologia listada na Nasdaq, em que pretende investir US$ 5 milhões. A brasileira será dona de 60% da nova iniciativa.
A sociedade comum (joint venture) será voltada especialmente para o desenvolvimento de produtos no segmento de proteínas recombinadas via processo de fermentação e isentas de proteína animal.
O processo inclui conservantes de fermentação natural que permitem mudanças significativas no processo de armazenamento e transporte de carne bovina, segundo a empresa.
A Minerva diz que o processo de desenvolvimento de moléculas via fermentação é uma das alternativas mais avançadas e eficientes na busca por um modelo de produção de alimentos com menor impacto na cadeia de carbono.
Além do aporte, a Minerva planeja disponibilizar seus canais de distribuição e acesso ao mercado. A expectativa é de que o primeiro produto fruto da parceria esteja pronto para ser comercializado em até 18 meses, enquanto outros quatro produtos estão em fase inicial de pesquisa e desenvolvimento.
Com a mesma estratégia, a Minerva investiu recentemente na Clara Foods e na Shopper, em uma modalidade chamada de corporate Venture capital (capital de risco corporativo) - quando grandes companhias fazem aportes em empresas menores, agregando valor à corporação principal.