A Eletrobras (ELET6 / ELET3) assinou um contrato para a venda de participação de 49% na Norte Brasil Transmissora de Energia (NBTE), por R$ 700 milhões, prosseguindo com o plano de enxugamento da companhia.
A operação é feita entre a controlada Eletronorte e a Leovac Participações — da administradora canadense de pensões Ontario Teachers' Pension Plan Board. A venda feita pela Eletronorte corresponde ao total de participação que a companhia detém na Norte Brasil.
A operação será concluída após a obtenção das aprovações da ANEEL, Cade e credores, da realização do pagamento e da transferência das ações no livro de registro e transferência de ações da Norte Brasil, informou a Eletrobras.
"A referida operação está no escopo da iniciativa de racionalização das participações societárias da Eletrobras, nos termos do plano diretor de negócios e gestão (“PDNG 2021-2025”) divulgado ao mercado por meio de fato relevante em 23 de dezembro de 2020", disse a companhia em comunicado.
Na B3, as ações PNB da Eletrobras (ELET6) fecharam esta quinta-feira (9) a R$ 36,95, em alta de 5,7% no dia e avanço anual de 11%. Os papéis têm recomendação de compra por 7 entre 9 casas de análise, segundo dados da plataforma Trademap.