A Americanas S.A. (AMER3) comprou a Skoob, plataforma digital de conteúdo para leitores. A empresa não revelou o valor da transação, anunciada nesta quarta-feira (15).
Lançada em 2009, a Skoob oferece, entre outras funcionalidades, a organização de leituras, acesso a resenhas e interação entre leitores, editoras e autores. A plataforma e o aplicativo da empresa ainda permitem interatividade com sites de e-commerce.
Segundo a Americanas, a aquisição é um movimento estratégico da varejista para potencializar o engajamento dos clientes online, a recorrência e o alcance de novos clientes.
"Essa estratégia está em linha com o nosso propósito de somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas".
Americanas, em comunicado
Pouco mais de um mês atrás, a Americanas pagou R$ 2,1 bilhões pela rede varejista Hortifruti Natural da Terra, também em uma tentativa de ampliar seu ecossistema, algo comum entre as grandes varejistas.
A nova aquisição da companhia ecoa a compra do site de venda livros Estante Virtual pelo Magazine Luiza, ainda em janeiro de 2020, por R$ 31 milhões, em valores da época.
Por que a Americanas comprou a Skoob
Ao adquirir a Skoob, a Americanas mira uma categoria que pode servir de porta de entrada mais barata para novos clientes.
A Skoob tem mais de oito milhões de usuários, que realizaram mais de 45 milhões de avaliações (reviews) de obras, em um sinal de engajamento.
Segundo a Americanas, os reviews são importantes alavancas de vendas, aumentando em até 40% a conversão da categoria de livros.
Esse segmento do e-commerce tem um CAC (custo de aquisição de cliente) 3,6 vezes menor que a média e uma frequência de compra 50% maior que a média do setor.