Site icon Seu Dinheiro

‘Prévia do PIB’, IBC-Br mostra situação melhor que o esperado em dezembro

Gigante brasileira encabeça revolução industrial 4.0 e está barata na bolsa.

Gigante brasileira encabeça revolução industrial 4.0 e está barata na bolsa.

Enquanto indicadores sobre o varejo e o setor de serviços indicaram uma desaceleração da atividade em dezembro, o IBC-Br mostrou um avanço da economia acima do esperado pela maioria dos economistas, o que fez com que a contração em 2020 não tenha sido tão ruim quanto o esperado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo os dados divulgados pelo Banco Central (BC) nesta sexta-feira (12), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de prévia do PIB, registrou crescimento de 0,64% em dezembro, na comparação com novembro.

O desempenho veio acima da mediana das estimativas de economistas coletadas pelo Projeções Broadcast, de 0,30%. As expectativas variavam de contração de 1,25% a crescimento de 0,70%.

O BC também realizou uma revisão dos dados de novembro. Anteriormente, ele havia informado que o IBC-Br havia crescido 0,59%. Agora, os dados apontam para uma expansão de 0,68%.

Na comparação com dezembro de 2019, o IBC-Br registrou alta de 1,34%, também acima da mediana das projeções dos economistas (0,80%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O IBC-Br considera a trajetória das variáveis da agropecuária, indústria e serviços, além de impostos sobre produtos, e é utilizado para avaliar ao ritmo da economia ao longo dos meses.

2020 menos ruim que o esperado

O IBC-Br mostrou ainda que a atividade econômica fechou 2020 com uma queda de 4,05%.

O resultado também surpreendeu, uma vez que a maioria dos economistas projetava uma queda de 4,20% do índice no ano passado.

O desempenho no quarto trimestre também pode ser considerado positivo, porque o IBC-Br mostrou uma alta de 3,14% em relação aos três meses anteriores. As estimativas coletadas pela Projeções Broadcast indicavam avanço de 2,90%.

Exit mobile version