Site icon Seu Dinheiro

Opep reduz projeção para oferta de petróleo no Brasil em 2021

Petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu suas projeções para a produção da commodity no Brasil em 2020 e em 2021, conforme relatório mensal publicado nesta quinta-feira (14).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A entidade com sede em Viena alterou a estimativa para a oferta de petróleo em 2020 no Brasil de 3,71 milhões de barris por dia (bpd) para 3,69 milhões de bpd. Em relação a 2021, a previsão passou de 3,89 milhões de bpd para 3,86 milhões de bpd.

A Opep destaca que a produção de petróleo bruto do País caiu para uma média de 2,76 milhões de bpd em novembro, principalmente devido à manutenção planejada dos campos de Tupi e Búzios.

"A produção de petróleo atingiu 3,09 mb/d em agosto de 2020, mas começou a cair em setembro e nos meses subsequentes e provavelmente continuou em dezembro. Não só pela manutenção, mas também pelas medidas de segurança relacionadas à covid-19 que levaram ao adiamento das obras programadas do quarto trimestre de 2020 para o início de 2021, segundo a Petrobras", ressalta a entidade no relatório mensal.

Demanda global

No relatório, a Opep manteve sua projeção de alta na demanda global por petróleo em 2021 em 5,9 milhões de barris por dia (bdp), para 95,9 milhões de bpd.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa é de aumento de 2,6 milhões de bpd na demanda dentro da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) ao longo do ano, ainda abaixo dos níveis anteriores à pandemia, e de alta de 3,3 milhões de bpd na demanda fora do grupo, impulsionada por China, Índia e outros países da Ásia.

Para a demanda de 2020, contudo, a entidade melhorou sua estimativa de queda para 9,8 milhões de bpd. Por um lado, diz a Opep, houve diminuição da busca pela commodity nos Estados Unidos, sobretudo no segundo semestre de 2020; por outro, foi registrada melhora na demanda em locais como China e Índia.

Exit mobile version