Site icon Seu Dinheiro

Ministério da Saúde anuncia compra de 10 milhões da vacina Sputnik V

O Ministério da Saúde anunciou a compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V, produzida pelo instituto russo Gamaleya em parceria com a farmacêutica brasileira União Química.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O contrato foi assinado e as doses deverão ser disponibilizadas no primeiro semestre. Devem ser entregues 400 mil doses até abril, 2 milhões até maio e 7,6 milhões em junho.

A vacina deve ser produzida em plantas em São Paulo e no Distrito Federal. De acordo com o Ministério da Saúde, ainda está em análise a celebração de um outro acordo comercial de aquisição de imunizantes.

Apesar do acordo, o imunizante ainda não tem registro ou aval para uso emergencial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) - necessário para ser aplicado.

Anteriormente, a Anvisa recebeu um pedido de autorização para estudos clínicos no Brasil e questionou dados e informações sobre os estudos realizados. Segundo a agência, houve também um pedido de autorização do uso emergencial em janeiro, mas o processo foi devolvido. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até agora, no país todo foram aplicadas 10,5 milhões de doses das vacinas disponíveis, sendo 7,9 milhões da 1ª dose (3,7% da população brasileira) e 2,5 milhões da 2ª dose (1,1% da população brasileira).

Ontem, pelo 2º dia seguido o Brasil registrou mais de duas mil mortes por covid-19. O número de pessoas que desde o início da pandemia morreram por complicações do novo coronavírus chegou a 272.889. 

*Com Agência Brasil

Exit mobile version