Clientes da XP Investimentos estão se queixando nas redes sociais que não conseguem fazer suas reservas para investir no fundo Verde, cuja reabertura para novas aplicações ocorrerá no próximo dia 22.
No Twitter, diversos usuários reclamaram de instabilidade na plataforma e não conseguirem investir no fundo Verde AM X 60, veículo criado para receber os aportes dos clientes da XP que serão destinados ao Verde na reabertura.
Em alguns dos tuítes, o perfil oficial da XP respondeu lamentando a situação, pedindo desculpas e dizendo que a corretora está trabalhando para que o problema não volte a ocorrer. Não deixou claro, entretanto, se os clientes ainda vão conseguir investir ou não.
Expectativas pela abertura
O fundo do incensado gestor Luis Stuhlberger não abria para novos aportes desde 2018, e fechará novamente após atingir a sua captação máxima. Desde sua fundação, há 24 anos, o fundo Verde já deu um retorno de 18.703%.
Quando um desses fundos estrelados reabre, é sempre uma corrida dos investidores para reservar as suas cotas, uma vez que cada corretora envolvida na distribuição tem uma fatia pré-determinada para alocar seus clientes no fundo.
A distribuição do fundo Verde ocorrerá em nove bancos e corretoras. Cada um deles tem uma cota definida para distribuir aos clientes e cada instituição está organizando a sua forma de distribuição. A maioria das corretoras, entre elas a XP, deverá fazer um sistema de reserva para seus clientes antes da abertura oficial do fundo, no dia 22.
A corretora Vitreo organizou uma sistema especial e já está recebendo investimentos. Ela abriu um fundo para receber os aportes dos investidores no Verde na última quinta-feira (4) e irá fazer uma transferência automática no dia 22 (veja mais informações aqui). No 1º dia mais de 1.500 pessoas investiram no Verde e levaram quase metade da alocação. O fundo irá fechar assim que atingir a cota máxima da corretora.
O Seu Dinheiro pediu um posicionamento da XP acerca do ocorrido, mas até o momento não recebeu resposta. Assim que a corretora se manifestar, esta matéria será atualizada com as informações.