O Google divulgou, neste sábado (11), sua retrospectiva 2021, com destaque para o mundo cripto. Segundo a gigante de buscas, o termo "Como comprar bitcoin" chegou a ser mais buscado no mundo, neste ano, do que a expressão "Como comprar ações".
Segundo a página especial criada pelo Google para as pesquisas mais quentes do ano, no mês de fevereiro, o número de buscas por "Como comprar bitcoin" ultrapassou as tradicionais e já numerosas buscas por "Como comprar ações" globalmente.
Os NFTs - sigla para non-fungible tokens, ou tokens não fungíveis - também se destacaram nas buscas de 2021. Segundo o Google, a principal tendência mundial para a pesquisa da palavra "criar" neste ano se relacionou a esses criptoativos ("criar NFT").
Os NFTs utilizam a tecnologia da blockchain para identificar e atestar a autenticidade de ativos digitais, tornando-os únicos e originais e garantindo a posse aos seus detentores. Eles têm sido utilizados para certificar a autenticidade e a posse de obras de arte digital, memes, entre outros ativos virtuais.
Entre outras buscas relacionadas a economia, finanças e dinheiro em geral, se destacaram também:
- "Como abrir um negócio", que foi mais pesquisado no mundo do que "como conseguir um emprego" em 2021;
- Buscas relacionadas a ajudas humanitárias, como "como ajudar o Texas", "doação de alimentos", "como ajudar a Palestina", "como ajudar o Afeganistão" e "como ajudar o Haiti";
- "won sul-coreano", que foi o maior tópico de interesse relacionado a finanças no Brasil em setembro, provavelmente por conta da série coreana Round 6.