Como de costume, as agências bancárias não abrem na próxima terça-feira, feriado de 7 de setembro, informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Vale lembrar que também não haverá negociação na B3, a bolsa de valores brasileira.
Já para as lotéricas, outro tradicional ponto de pagamento de contas dos brasileiros, a palavra final fica por conta de cada proprietário, que têm autonomia para decidir se abre ou não o estabelecimento.
Segundo a Febraban, nesta segunda-feira (6), os bancos abrem em localidades que não tiverem feriados municipais. Já as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para todos os clientes durante os dois dias, bem como os canais digitais e remotos, como internet e mobile banking.
A entidade ressalta, em nota, que essas opções oferecem "praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário, além de apresentar mais comodidade e conveniência aos seus clientes".
Como ficam as contas?
Boletos de contas como água, energia, telefone e carnês com vencimento em 7 de setembro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (8), que é o próximo dia útil.
Normalmente, ainda de acordo com a Febraban, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos por meio de débito direto autorizado (DDA).
*Com informações da Agência Brasil